Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Programa Ananin DIU: Ananindeua oferta Dispositivo Intrauterino pelo SUS

16/01/2023 16h26
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)

Lançado em 2022 pela Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), o programa Ananin Diu beneficia mulheres que queiram implantar o contraceptivo gratuitamente pelo SUS. O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, de 10h às 12h, na Policlínica Norte Doutor Carlos Guimarães, localizada na Avenida Dom Vicente Zico, na Arterial 18, número 130, no bairro do Coqueiro. Seguindo o fluxo, a paciente precisa ser encaminhada por uma unidade de saúde de Ananindeua ou via demanda espontânea.

O Dispositivo Intrauterino, conhecido como DIU, é um método contraceptivo de longa duração. O DIU com cobre, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais para evitar a gestação, apresentando-se como um método seguro para evitar em longo prazo uma gestação. Ele pode ser usado em qualquer idade de período reprodutivo, sem necessidade de intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade. O contraceptivo é um método altamente efetivo, apresentando taxas de gravidez de quatro mulheres a cada mil no primeiro ano e nos anos seguintes, a taxa anual de gravidez é ainda menor.  

O objetivo do programa Ananin DIU é prestar assistência em planejamento reprodutivo a mulheres em idade fértil, ampliar acesso às informações sobre métodos contraceptivos, diminuir a ocorrência de casos de gravidez indesejadas e consequentemente, abortos provocados, exercendo grande impacto na morbimortalidade materno infantil. Além de humanizar o atendimento e qualificar a atenção em planejamento reprodutivo.

A paciente faz a primeira consulta e realiza os primeiros exames como HIV, Hepatites e Sífilis, e outros exames de PCCU e BHCG, todos realizados na Policlínica. Após os exames, não havendo nenhum impedimento, a paciente já será agendada imediatamente para a realização do procedimento.

A mulher interessada precisa ir até Policlínica do Lado Norte munida dos documentos obrigatórios como RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência de Ananindeua no nome da paciente ou dos pais, caso resida de aluguel levar a declaração de residência. A idade mínima é de 16 anos, e para menores de 18 anos é preciso estar acompanhado dos pais ou responsável.

Para realizar o procedimento, a mulher não pode estar grávida ou ter algum agravo uterino, ela não precisa ter tido alguma gestação, pode ser inserido no pós parto após 40 dias do puerpério.