Notícias
Prefeitura promove festa de Natal para crianças dos serviços de acolhimento em Ananindeua
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
As crianças e adolescentes das Casas Municipais de Acolhimento de Ananindeua tiveram uma manhã especial, cheia de amor, carinho, brincadeiras e presentes. A ação, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), ocorreu nesta quinta-feira (22) e teve como objetivo celebrar o Natal, fortalecer os vínculos afetivos e a garantia de direitos.
"Trabalhamos pela proteção integral de todas as crianças e adolescentes que vivem em Ananindeua, com projetos, serviços e programas. Mas precisamos ter um olhar diferenciado para os meninos e meninas que vivem nas casas de acolhimento, o dia a dia é difícil, e sempre buscamos passar a eles o quanto são especiais, importantes e amados, e que podem vencer todos os traumas. Esta ação confirma tudo que transmitimos diariamente para eles: carinho, amor e atenção, além da oportunidade de vivenciar experiência diferente e especial", afirmou a secretária da Semcat, Marisa Lima.
A coordenadora da Proteção Especial da Semcat, Grace Ramalho, comentou a importância de promover momentos de interação e fortalecimento dos laços com os acolhidos. “Comemorar o Natal com as nossas crianças, além de criar memórias, traz aprendizado que podem levar pra vida toda. Que a magia do Natal se espalhe na vida desses pequenos.”
O dia foi marcante para a pequena Iasmin (nome fictício), de 10 anos, que desejava ganhar uma boneca do Papai Noel. “Faz alguns meses que estou com as tias do abrigo, elas são muito legais, gosto bastante, me sinto protegida. E nesse Natal eu pedi uma boneca para o Papai Noel e foi o que ganhei. Tô muito feliz”, contou.
Há 6 meses Henrique (nome fictício), de 14 anos, faz parte do acolhimento de 12 a 17 anos. “Esse Natal está sendo diferente, completamente diferente do ano passado, hoje me sinto bem. Nem sempre ganho presente de Natal e nesse eu ganhei um, ganhei uma bola para jogar com meus amigos”.
O município de Ananindeua possui três unidades de acolhimento institucional, uma de 0 a 6 anos, uma de 7 a 11 anos e outra de 12 a 17 anos, cujos endereços são mantidos em sigilo para garantir segurança. No momento, estão acolhidos, sob medida protetiva do Estatuto da Criança e do Adolescente, cerca de 30 crianças e adolescentes que se encontravam em situação de risco, vítimas de maus tratos, situação de rua, que passaram por abuso sexual, dentre outras violações graves aos seus direitos. Elas ficam acolhidas em caráter provisório e, em algumas situações, podem ser encaminhadas para novas famílias através da adoção.
Os espaços são vinculados a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) , e conta com uma equipe multiprofissional, como assistentes sociais, psicólogas, pedagogos, enfermeira, técnica de enfermagem, além de cuidadores e cozinheiras.