Notícias
Mãe Ananin distribui kit enxoval para gestantes
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Tão importante quanto o acompanhamento médico pré-natal é a assistência e orientação à gestante. E é com esse objetivo que a Prefeitura de Ananindeua, por meio do Programa Municipal Mãe Ananin, vem desenvolvendo uma série de atividades de acompanhamento das futuras mamães da cidade na área socioassistencial, com palestras educativas, oficinas, dinâmicas e orientações nos cuidados com a gestação e com o bebê.
Como parte desse acompanhamento, a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), através da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Guanabara, entregou nesta quarta-feira (21) kits de enxovais às gestantes que seguiram corretamente os critérios do programa, como estar no terceiro trimestre de gestação, ter pelo menos seis consultas e compareceram nas atividades do CRAS.
Denise dos Santos, de 31 anos, aos 8 meses de gravidez, diz-se muito feliz por ter recebido o enxoval. “Ainda estava faltando algumas coisinhas para chegada do meu bebê, como a banheira e algumas roupinhas, já não sabia como iria comprar. Este kit vai me ajudar muito”.
Já Laura Reis, de 36 anos, aos 7 meses, descreve sua sensação de gratidão. “Não imaginei que fosse tão
bonito assim e, em meio a tanta dificuldade que todos nós estamos passando, tem uma luz no fim do túnel”.
Para Alana Pereira, de 33 anos, frequentadora assídua do grupo de gestante e das consultas na área da saúde, o momento foi de gratidão. “Eu quero agradecer, mas também parabenizar a Prefeitura pela criação desse programa que tem ajudado muito a gente, seja nas consultas médicas e nas orientações aqui pelo CRAS. Desde a 12° semana de gestação eu tenho sido muito bem acompanhada. Esse momento, do recebimento do kit enxoval, é muito importante para cada mãe, cada gestante, pois mostra o cuidado da gestão com a gente. Obrigada”, comentou.
A secretária da Semcat, Marisa Lima, destacou o trabalho realizado junto às gestantes. “Este é um momento muito especial. Ao longo do ano, desde o início do Programa Mãe Ananin, nossa equipe tem acompanhado e dando suporte para que as gestantes tenham uma gravidez mais saudável e digna. E hoje ficamos radiantes em poder entregar esses enxovais e dar para seus bebês um início de vida mais confortável e protegido. Esse programa foi feito para cuidar de vocês durante toda a gestão e essa entrega”, ressaltou.
Para aquelas gestantes que estão inseridas no Programa Mãe Ananin e ainda não receberam seu kit enxoval, a Semcat pede para procurar o CRAS mais próximo da sua residência.
O Mãe Ananin, lançado em maio deste ano, é um programa intersetorial da Prefeitura de Ananindeua, o qual envolve as secretarias de saúde, assistência social e transporte, até então. O qual tem como principal objetivo reduzir os índices de mortalidade materno e infantil no município, por meio de um atendimento humanizado de assistência à gestante durante toda a gravidez, incluindo o período pré-natal, parto e pós-parto. Além disso, ele acompanhará o bebê até os 24 meses de vida.
Por meio do programa, as mulheres até a 12ª semana de gestação recebem acompanhamento e atenção ainda mais específica nos exames e consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. As mães inseridas no programa terão plano individual de parto, avaliação da vitalidade fetal – Cardiotocografia e acompanhamento do trabalho de parto, com partograma e assistência humanizada.
Além dos serviços de clampeamento tardio do cordão umbilical, contato pele a pele mãe e filho, aleitamento na primeira hora de vida do recém-nascido, alojamento conjunto, assistência puerpério, encaminhamento para UBS de referência para a assistência necessária durante o puerpério e planejamento reprodutivo e da criança.
As crianças até 2 anos também terão acesso ao Programa de apoio a meninos e meninas (Proame), ao processo de triagem neonatal, imunização, crescimento e desenvolvimento e vigilância nutricional.