Notícias
UBS Cristo Rei já conta com o Ananin Sus Digital
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)
A Unidade Básica de Saúde Cristo Rei, localizada no Icuí-Guajará, foi a 27ª unidade a integrar o Programa Ananin SUS Digital, que é o sistema de Prontuário Eletrônico nas unidades de saúde para agilizar o atendimento de pacientes e acabar com a utilização dos formulários de papel. A UBS iniciou o atendimento com o sistema informatizado na manhã desta segunda-feira (19).
O prefeito em exercício, Erick Monteiro e a Secretária de Saúde, Dayane Lima, acompanharam o primeiro atendimento já com o novo sistema na Unidade. A primeira paciente atendida foi Marilete Viana.
Dona Marilete foi até a Unidade de Saúde para marcar uma consulta especializada com um Cardiologista e já saiu com sua marcação do local. “Vim aqui na UBS Cristo Rei para marcar um Cardiologista. Sempre sou bem atendida aqui, e hoje o atendimento foi bem rápido, e já estou saindo daqui com o meu médico”.
A enfermeira da unidade, Danielle Pinheiro, falou de como a informatização na UBS está melhorando o serviço e agilizando os atendimentos devido ao cadastro de pacientes. “O sistema está facilitando muito nosso trabalho, não só pela redução de uso do papel, mas também o atendimento fica registado, então sempre que a gente precisar, só abrir o sistema e está lá toda a ficha do paciente, isso facilita muito”.
O sistema do Ananin Sus Digital cadastra os pacientes, fazendo com que os médicos tenham acesso a todo o seu histórico para facilitar as consultas, além de realizar o agendamento para exames específicos no momento da consulta.
O Ananin Sus Digital é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e tem um investimento de 4 milhões de reais, que inclui a internet de fibra óptica, novos computadores, impressoras, tabletes e qualificação dos servidores para que possam utilizar o programa. O Prontuário Eletrônico além de oferecer agilidade, traz também praticidade aos servidores e economia para o município, já que o sistema vai interligar todas as unidades básicas e de pronto atendimento.