Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua é uma das cidades mais solidárias aos refugiados e migrantes no Brasil

09/12/2022 08h58
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

Ananindeua é destaque no 1º Relatório Cidades Solidárias Brasil - Proteção e Integração de Pessoas Refugiadas no Plano Local, lançado pela ACNUR (Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados). O relatório avaliou iniciativas feitas por governos municipais na implementação de políticas públicas, que promovam a acolhida, o acesso a direitos e a integração de pessoas, que foram forçadas a deixar seus países de origem em busca de proteção.

“A profusão de práticas implementadas por cidades brasileiras demonstra a crescente atenção à temática da integração e da solidariedade aos refugiados, consolidando o país como uma referência também em iniciativas locais. A ACNUR listou boas práticas que atuam como resposta às necessidades identificadas, promovendo a proteção e integração de pessoas refugiadas de forma efetiva, duradoura e sustentável”, ressaltou o representante da ACNUR no Brasil, José Egas.

Em Ananindeua o destaque foi o atendimento socioassistencial culturalmente adequado a indígenas Warao, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), que desde 2021 vem desenvolvendo iniciativas para promover o acesso a direitos a esta população, como a contratação de um indígena Warao para trabalhar com intérprete e mediador cultural nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), assim, facilitando a comunicação e possibilitando o atendimento culturalmente sensível. 

Para proporcionar um melhor atendimento às três comunidades Warao que vivem no município, os venezuelanos recebem rotineiramente as equipes dos CRAS em domicílio, desta forma estreitando os laços entre a assistência social e a população indígena. Entre as ações da Semcat, encontra-se a distribuição de cestas básicas culturalmente adaptadas aos hábitos de alimentação Warao. 

Outra iniciativa de destaque foi a educação escolar indígena multietária para os Warao, que garante a essa população a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas, a valorização de suas línguas e saberes, além do acesso aos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), consiste em um ensino que converge os elementos de interesse identitários e culturais e a importância da convivência nos locais de acolhimento. A Nota Técnica 002/2021 da SEMED estabelece as diretrizes para implementação da Educação escolar indígena multietária para os Warao.


Além de todas essas ações, a Prefeitura de Ananindeua criou em 2021 o Comitê Intersetorial Municipal de Acolhimento e Atenção à População Indígena Warao, o qual busca garantir a esse público o acesso aos serviços nas áreas da assistência social, educação, saúde, habitação e saneamento, além das demais políticas sociais que visam assegurar os direitos do Warao que vive no município.

“É uma honra saber que somos uma das referências nacionais no atendimento aos indígenas Warao por conta dos serviços, projetos e programas que temos realizados no município de Ananindeua para assegurar os direitos das famílias venezuelanas que vivem aqui, com trabalhos na área da educação, saúde, assistência social, economia e na moradia. Queremos cada vez mais garantir dignidade e qualidade de vida para os Warao”, ressaltou o prefeito de Ananindeua, doutor Daniel Santos.