Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Espetáculo “Natal dos Sonhos” é marcado por superação, esperança e emoção em Ananindeua

08/12/2022 09h38
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

“O meu sonho é um dia ser bailarina profissional”, disse a pequena Luna Ferreira, de 6 anos, que faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Centro de Assistência de Referência Social (CRAS) em Ananindeua. Luna foi uma das crianças que participou do evento natalino realizado nesta quarta-feira (07) pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), no teatro da Usina da Paz Icuí - Guajará.

O espetáculo “Natal dos Sonhos” envolveu cerca de 150 crianças, adolescentes, adultos e idosos atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua. De acordo com a secretária da Semcat, Marisa Lima, o tema escolhido foi baseado nos serviços oferecidos pela pasta aos seus usuários, em proporcionar meios para que estes possam realizar os seus sonhos e se verem como cidadãos capazes e autônomos. 

“Hoje é um dia de festa e alegria, pois celebramos o Dia nacional da Assistência Social, 07/12, e a culminância dos serviços prestados nos CRAS com esse lindo espetáculo de Natal. Buscamos sempre retratar histórias reais para que todos possam se identificar, ano passado tivemos o Quebra Nozes, no qual enfatizamos a importância do médico para aquela família retratada no conto e aqui em Ananindeua esse médico é realidade. Um médico e prefeito que tem levado o município para um outro patamar, a palavra é gratidão por não ter medido esforços na área da assistência social, pelo compromisso que mesmo em meio às dificuldades tem nos apoiado, não deixando que nada falte, não permitindo que a gente fechasse algum de nossos espaços, obrigada doutor Daniel”, explicou a secretária.

Neste ano, a apresentação contou a história de uma menina chamada Amanda, que desde criança foi acolhida pela equipe do CRAS Guanabara, incluída nos serviços de convivência e praticava a oficina de balé, mas o seu sonho sempre foi ser uma bailarina profissional. Amanda, apesar de todos os obstáculos, conseguiu vencer e se tornar uma bailarina de sucesso.

"Amanda é uma de tantas histórias de superação que temos nos nossos espaços socioassistenciais, vamos continuar contribuindo para que mais sonhos se tornem realidade, que mais cidadãos sejam autores de suas próprias histórias”, ressaltou o prefeito de Ananindeua, doutor Daniel.


O espetáculo de dança foi dividido em 10 atos e contou desde a chegada da Amanda no serviço socioassistencial, com a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), em seguida sua ida ao CRAS e sua familiarização com os serviços e público atendido, como as comunidades quilombola, Warao, ribeirinha e urbana. Durante a encenação, teve o momento das dificuldades enfrentadas na vida da Amanda, sua inscrição no concurso de balé e sua vitória ao receber a notícia que iria estudar balé em uma companhia na Flórida, Estados Unidos.

“Quando soube que este ano o espetáculo de Natal contaria a minha história, eu quase não acreditei. Estou muito feliz e emocionada com essa oportunidade, espero que a minha história possa inspirar outras meninas a seguirem os seus sonhos e saberem que eles não são inatingíveis. Sou imensamente grata ao CRAS, a equipe socioassistencial e a professora Airles, que foram essenciais no meu processo, sempre me apoiaram e me ajudaram em meio às dificuldades", contou Amanda Cristina Costa.

O Natal dos Sonhos da prefeitura de Ananindeua reuniu mais de 600 pessoas que puderam prestigiar o evento em duas sessões, seu Raimundo Florentino, de 64 anos, ficou encantado com o espetáculo. “A apresentação foi muito bonita e emocionante, ver a bailarina chorando no final nos mostra como a história da Amanda não foi fácil, mas que outras meninas podem ter a mesma oportunidade. Durante o espetáculo disse para a minha neta que todos os sonhos que ela tiver podem se tornar realidade, basta ter fé”.

Elisangela Rocha, 34 anos, mãe da pequena Eva Emanuela da Silva, de 9 meses, também elogiou o espetáculo. “Foi tudo muito lindo, fiquei emocionada, porque falar de sonhos e poder realizá-los é uma realidade que a Prefeitura proporciona pra gente. Há mais de dois anos faço parte do Programa Criança Feliz do CRAS Santana do Aurá e nesse tempo pude fazer dois cursos de qualificação profissional que hoje me ajudam na renda da minha família. Com toda certeza está sendo de grande ajuda na minha vida, realizando o meu sonho de cuidar da minha filha”.

Em seu discurso, o prefeito doutor Daniel, enfatizou que em apenas dois anos de gestão, grandes conquistas já foram realizadas em Ananindeua em benefícios aos moradores. “É uma grande satisfação poder participar desse evento e saber que a nossa gestão está fazendo a diferença na vida das pessoas. Creio que o sentimento que os moradores de Ananindeua têm hoje é de viver um novo momento, apesar de pouco tempo de gestão, tivemos muito trabalho, muita dedicação, muitas obras acontecendo em todos os locais da cidade e a gente participando intensamente na vida de cada cidadão. O ano está quase acabando, mas nossas energias estão renovadas para iniciar 2023 com ainda mais entusiasmo, força, coragem e mais trabalho para trazer a cada dia melhores serviços públicos a todos nós”, finalizou o prefeito.