Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Novembro Azul: Palestra esclarece e alerta sobre o câncer de próstata

30/11/2022 14h46
Por Manoela Moscoso (PREFEITURA)

A Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio do Departamento de Saúde Ocupacional, reuniu na última quinta-feira, 25, servidores para uma roda de conversa  sobre  a conscientização do Câncer de Próstata. 

“Aproveitamos a campanha Novembro Azul para reforçar o cuidado com a saúde dos homens. Então, é um momento de saber mais a fundo sobre  os fatores que podem prevenir a doença, melhorando a qualidade de vida e reduzindo assim, as chances de adoecer. Afinal, muitos aqui são provedores de suas famílias e agora é a vez de cuidar deles, que devido a rotina e responsabilidades do dia a dia acabam esquecendo de si próprio”, disse a diretora do Departamento de Saúde Ocupacional, Ana Paula Silva

O servidor da Semad, Igor Rodrigues, participou da ação e achou muito importante a iniciativa da secretaria porque mostra e quebra certos paradigmas em relação à saúde do homem. Emocionado, Igor contou a experiência que viveu quando recebeu o diagnóstico da doença.

“Receber o diagnóstico de câncer não é nada fácil. Foi através de um check-up de rotina, que descobri a doença. Cheguei a fazer o tão temido exame de toque retal, depois de  tratamentos com medicamentos. Mas graças a Deus, após ser submetido a cirurgia, hoje estou bem. A lição que eu deixo para os meus amigos e colegas de trabalho, é que não deixe para se cuidar depois, essa doença, não é doença de velho como muitos falam.  Passar por isso mexeu comigo fisicamente e psicologicamente. Por isso, a importância do poder público olhar com carinho para  essa mazela que põe tanto medo aos homens”, relata o servidor.

Segundo o coordenador de Saúde do Adolescente e Jovem/Homem da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o Me. Wanderson Moreira, os homens sempre arrumam desculpas para não cuidar da saúde. E por causa do preconceito que envolve o exame de toque retal, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que prejudica o tratamento. 

“A falta de tempo é a principal desculpa dada por muitos homens quando se trata de cuidar da saúde. Esse movimento foi muito importante para esclarecer dúvidas sobre o assunto. A maior curiosidade dos servidores foi em relação aos exames. O relato do Igor foi fundamental para que eles tomem como exemplo que não se deve procurar médico só quando está doente. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura. Prevenir é a melhor opção”, afirma o especialista Wanderson Moreira.

O Instituto Nacional do Câncer -INCA mostra que o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País e apontam 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. No Pará, 1050 casos somente este ano foram registrados.