Notícias
Prefeito de Ananindeua participa da ação do Busca Ativa Escolar
A atuação consiste em monitorar e identificar os alunos faltosos
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)
Fazer o diagnóstico e a identificação das crianças que estão fora da escola ou em risco de evasão, ajuda na criação e implantação de políticas públicas educacionais. Foi com este objetivo que na manhã desta terça-feira (7), o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos juntamente com a secretária municipal de Educação, profª Leila Freire, fizeram a estratégia do Busca Ativa Escolar para monitorar e reconduzir os alunos que farão a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), na escola Maria Emilia, no Distrito industrial.
“É importante fazermos cada vez mais a buscar ao nosso aluno, que possamos incentivá-lo a vir para escola e, com isso, diminuir a evasão escolar, até zerarmos. É só através da educação que vamos construir um futuro melhor”, contou o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.
“Para mim foi um prazer passar essa manhã com o aluno, poder trazê-lo à escola. Pude ouvi-lo um pouco e pontuar onde podemos melhorar. É importante reforçarmos para cada um a importância do aluno fazer a prova do Saeb, a nossa prova de avaliação, é através dessa prova que vamos poder ter um panorama de como está a nossa educação básica no nosso município”, concluiu o chefe do executivo municipal.
A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), uma iniciativa para combater a evasão dos alunos da sala de aula.
A Semed tem como meta até final do ano de 2024, zerar a evasão escolar na Rede Municipal Pública de Ensino, na vazão – o aluno deixa de frequentar a escola e no ano seguinte não é encontrada em nenhuma unidade seja municipal, estadual, federal, ou na particular. O abandono – é o percentual de alunado que foi matriculado no início do ano e no decorrer do ano letivo deixou de frequentar a escola, mas no ano subsequente retornou matriculado na mesma série.
“A importância de incentivar o aluno a vir à escola, para sala de aula e, principalmente, hoje, para a prova do Saeb, é um momento valoroso para a educação de Ananindeua. Nós temos em nosso município um movimento que envolve e a nossa meta é, dentre estas, combater a evasão e abandono escolar”, explicou a secretária.
A atuação do Busca Ativa Escolar 2021, consiste em monitorar e identificar os aprendentes nas seguintes situações: que desde o início do ano letivo apresentaram baixa frequência; que não possuem participação assídua nas aulas, sejam elas presenciais ou remotas.
Desde o início deste ano, a Semed implantou dentro do Movimento EducaAnanindeua: aulas pela TV, portal, entre outra forma a entrega de caderno de atividades e distribuição de livros didáticos. Estes esforços são para que o aluno tenham várias formas de acesso ao processo de aprendizagem.