Notícias
Unidade de Saúde do 40 horas já conta com prontuário eletrônico
Por Josiane Miranda (PREFEITURA)
A Unidade Básica de Saúde Jardim Nova Vida localizada, no bairro do 40 horas, foi a 23ª unidade a integrar o Programa Ananin SUS Digital, que é o sistema de Prontuário Eletrônico nas unidades de saúde para agilizar o atendimento dpe pacientes e acabar com a utilização dos formulários de papel. A UBS iniciou o atendimento com o sistema informatizado na manhã desta sexta-feira (21).
O prefeito Doutor Daniel Santos reiterou que “essa é a vigésima terceira unidade sendo contemplada e, com isso, a UBS terá o prontuário eletrônico, sistema de marcação de consultas com computador e impressora dando qualidade para nossos pacientes”, disse.
Suely Gonçalves, que veio à unidade para uma consulta com o clínico geral, foi a primeira a utilizar o moderno sistema. Ela disse que isso facilitará para os pacientes e ajudará no meio ambiente. "Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido aqui na UBS. Então eu acredito que veio para melhorar não somente no atendimento das pessoas, mas também para o meio ambiente que grita por socorro", finalizou.
O Ananin SUS Digital tem um investimento de 4 milhões de reais, que inclui internet de fibra óptica, novos computadores, impressoras, tabletes e capacitação dos servidores. O sistema oferece também agilidade aos pacientes durante os atendimentos, praticidade aos servidores e economia, já que o sistema eletrônico interligará todas as unidades básicas de saúde e de pronto atendimento do município.
Na ocasião, foram entregues vários kits de pré-natal para as futuras mães do município. As gestantes receberam o kit com bolsa, folder com informações importantes sobre a gravidez, pasta para guardar documentos e um vale digital para sua locomoção às consultas e exames nas unidades de saúde.
O "Mãe Ananin" tem como objetivo a redução da mortalidade materna e Infantil no município, por meio da assistência às futuras mães durante toda a gravidez, incluindo no pré-natal, parto, pós parto e acompanhando do bebê até os 24 meses de vida.
O programa também pretende aprimorar a qualidade do atendimento e reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no município de Ananindeua, por meio da inclusão de boas práticas de atenção durante a gestação, parto e o desenvolvimento da criança. Assim, serão disponibilizados testes de gravidez, bem como, captação precoce da gestante para o início de pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde até a 12º semana de gestação, consultas médicas e de enfermagem.
Critérios para participar
1 - Mães residentes em Ananindeua, que iniciem o pré-natal até a 12º semana de gestação (3 meses), com registro na caderneta de gestante nas unidades básicas de saúde do município.
2 - Realizar no mínimo 6 consultas de pré-natal (médico e enfermeiro) e consultas odontológicas.
3 - Registro na carteira da gestante a realização dos exames de pré-natal, incluindo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e as vacinas DTPA, hepatite B, influenza e DT;
4 - Atendimento com equipe multiprofissional nas UBS e nos CRAS do município.