Notícias
Ananindeua terá Dia D de vacinação contra paralisia infantil
Por Karina Sá (SEGEF)
Em alusão ao Dia Mundial ao Combate à Poliomielite, celebrado no próximo dia 24 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU) realiza neste sábado, 22, o Dia D de vacinação contra paralisia infantil. A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal contra a doença no município. O Ministério da Saúde (MS) instituiu como meta que 95% das crianças estejam imunizadas para afastar o risco do retorno da doença, considerada erradicada no país há mais de 30 anos.
"Essa vacina é importante para que a gente possa prevenir a poliomielite, uma doença que já estava erradicada no nosso país, mas que corre risco de ser reintroduzida na nossa sociedade, inclusive em Ananindeua, devido à baixa cobertura vacinal. Então, vamos procurar uma das 10 unidades de saúde e vacinar nossos pequeninos", convocou a secretária de saúde, Dayane Lima.
Para atender o público a ser imunizado, estarão abertas 10 unidades de saúde, das 8h até às 12h. Nos locais, poderão ser vacinadas crianças com idade abaixo de 5 anos.
LOCAIS DE VACINAÇÃO:
- UBS ÁGUAS LINDAS
- UBS ANANINDEUA CENTRO
- UBS COQUEIRO
- UBS DISTRITO INDUSTRIAL
- UBS GUANABARA
- UBS ICUÍ
- UBS JADERLÂNDIA 1
- UBS JÚLIA SEFFER
- UBS PAAR
- UBS VÂNIA MONTEIRO
SOBRE A POLIOMIELITE:
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias.
A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia.