Notícias
Crianças e idosos participam de Gincana Intergeracional
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Alegria e emoção tomaram conta de crianças, adolescentes e idosos durante a Gincana Intergeracional alusiva ao mês do Dia Internacional do Idoso, comemorado no último dia 1, e da Criança, neata quarta-feira, dia 12. O evento, promovido pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), ocorreu nesta terça-feira (11) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Complexo da Cidade Nova VI.
A ação teve como objetivo integrar, reunir e fortalecer os vínculos familiares e comunitários do público atendido no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além de abordar sobre osd direitos e deveres às pessoas idosas e das crianças, de acordo com o Estatuto do Idoso e ECA.
A secretária da Semcat, Marisa Lima, frisou a respeito da política de assistência social como promoção da cidadania. "A política hoje está voltada para a promoção de direitos, fazendo com que crianças, adolescentes e idosos possam conviver no mesmo ambiente, um aprendendo com a experiência do outro. Isso que chamamos de intergeração é o que está acontecendo nessa gincana. Foi uma manhã especial para todos os participantes”.
A gincana também desenvolveu atividade esportiva, contação de histórias e quiz de perguntas e respostas entre os participantes. Itallo Gabriel, de 10 anos, contou que gostou de todas as atividades. “Há anos participo das ações do CRAS e essa gostei muito de ter vindo. Gostei das brincadeiras e aprendi que devemos respeitar os idosos, porque um dia a gente vai ser assim”.
Ana Lúcia Rodrigues, de 68 anos, participa do CRAS há 18 anos e parabenizou a iniciativa. “Foi ótimo, uma maravilha, esse é um verdadeiro encontro das gerações, crianças, adolescentes e idosos, todos integrados, alegres e com o mesmo objetivo: ser feliz. Parabéns”, comentou.
Para Irene Pinto, de 64 anos, integrante do grupo de convivência do CRAS, a unidade é um ponto de encontro das famílias. "Tudo aqui é festa, é o nosso ponto de apoio, a nossa referência, porque é o espaço onde todos lutam pelo mesmo ideal. Não importa que seja criança, adolescente ou idoso, somos todos cidadãos, e essa gincana só veio fortalecer cada vez mais os vínculos familiares e todos que fazem parte dessa família", declarou.