Notícias
Círio de Nazaré: imagem peregrina volta às ruas de Ananindeua
Por Jacques Menezes (PREFEITURA)
É Círio outra vez! E com um gosto ainda mais especial. Por conta do cenário pandêmico, o traslado da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua já não acontecia, nos moldes tradicionais, há dois anos. E agora, em 2022, a emoção voltou a tomar conta das ruas do município.
O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, recebeu a Padroeira dos paraenses na entrada da cidade, em um shopping, onde estavam reunidos diversos fiéis e devotas e a dona Marta Uchôa era uma delas. “Estou aqui esperando minha santinha. Para mim é muito gratificante. Eu quero chegar perto dela, filmar e agradecer”, contou emocionada.
O traslado inicia na Basílica Santuário de Nazaré e, após percorrer os bairros de Ananindeua, termina na Igreja Matriz da cidade. São quase 50 quilômetros de percurso e, nele, a população vai demonstrando muita fé e gratidão.
No caminho, tem aqueles que, além de esperar a passagem de Nossa Senhora de Nazaré, estão ali para pagar promessas, como é o caso da Maria de Fátima e seus netos e filhos, a família Santos, que distribui água mineral aos romeiros para agradecer por uma graça alcançada. Somente neste ano, eles distribuíram, aproximadamente, mil copos. “Estamos muito felizes”, comemorou, em coro, a família.
Há 20 anos, a Nayara Araújo, moradora do Jaderlândia, reúne a família em casa para ver a passagem da imagem peregrina. Ela mesmo é a decoradora. “Desde quando começou a passar aqui na rua de casa a gente se reúne e enfeita tudo. Aqui tem o pessoal de casa, vizinhos e até familiares que vieram do interior. Esse é um momento muito emocionante, porque, na pandemia, perdemos três pessoas que estariam aqui conosco, mas também de muita gratidão por tudo”, relatou Nayara.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é isso. Emoção, fé e muita gratidão. São famílias reunidas nas portas, empresas e igrejas prestando homenagens, pessoas pagando promessas. O clima no ar é de amor e esperança. E que assim seja, porque esses são sentimentos indispensáveis para vencer a pandemia e qualquer adversidade. Feliz Círio!