Notícias
Romeiros contam com ponto de apoio em Ananindeua
Por Ivana Barreto (PREFEITURA)
Com o retorno das tradicionais procissões após dois anos de pandemia da Covid-19, os promesseiros que percorrem quilômetros até chegar à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, contam com um ponto de apoio montado pela Prefeitura de Ananindeua, que iniciou nesta quarta-feira, 05, e seguirá com o atendimento até sexta-feira, 07. O ponto está localizado no Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo, Km 9 da rodovia, sentido Marituba.
Síglia Simône Bentes, secretária executiva de Gestão Integrada, está coordenando todo o espaço e explicou sobre o trabalho desenvolvimento que já atendeu mais de 2 mil romeiros de diversos municípios do Estado do Pará e de outros Estados também. "Essa é a barraca oficial da Prefeitura de Ananindeua em parceria com a Igreja Matriz, o Colégio Salesiano, a Pastoral São Camilo e com todas Secretarias Municipais. Já atendemos aproximadamente 2 mil romeiros em dois dias de atendimento. No Colégio, o romeiro pode descansar, tomar banho, se alimentar e é um trabalho onde cuidamos das pessoas que vem de diversos municípios e de outros Estados também".
O atendimento é realizado há 12 anos e toda a logística está sendo organizada pela Prefeitura de Ananindeua e demais instituições parceiras, com auxílio das Secretarias Municipais de Saúde, de Cultura, Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente, de Administração, de Esporte, Lazer e Juventude, de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, de Meio Ambiente, de Educação, de Serviços Urbanos, de Transportes e Trânsito, Segef e Sepof, Chefia de Gabinete da Prefeitura de Ananindeua, Defesa Civil, Guarda Municipal, e Bombeiro Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Polícia Civil, Projeto Social Dia Feliz, voluntários do DNA, Tribunal Regional do Trabalho e Conselho Tutelar, Conselho da Mulher, Casa Assis e Panificadora Bom Gosto.
O ponto de apoio funcionará 24h, onde os romeiros receberão cuidados especiais das equipes de saúde, que realizarão atendimento médico com verificação de pressão e temperatura, curativos. Eles também terão disponíveis um ambiente para oração, colchonete, refeições, frutas, café, água, massagem, banheiros, os serviços serão realizados com auxílio de voluntários.
Otoniel Araújo veio de Igarapé Açú comandando um grupo de romeiros com 40 pessoas e segue há 15 anos nesta caminhada de fé, saiu na última terça-feira (4) do município. "Comecei por promessa para ter a minha casa, já paguei, mas quando chega o dia fico emocionado para vim. Já pensei em parar, mas não tem como, não é promessa mais é pela fé. Parei por conta da pandemia por dois anos e esse apoio que recebemos ao longo da caminhada é muito importante para nós. Esse aqui do Colégio é um dos melhores porque está próximo, tem banheiros, camas, massagens. Todo apoio é muito bom, e para ano estaremos de volta, se Deus quiser".
O casal Julian e Niluana veio de Santa Maria do Pará. O Julian está vindo pela primeira vez convidado pela sua namorada que está há dois anos nesta caminhada. A caminhada é difícil, a momentos de desistência mas o amor e a fé dos dois fizeram eles chegarem na metade do caminho.
"Estamos felizes e com sentimento de gratidão por estar aqui percorrendo a metade do caminho. São mais de 117 km de Santa Maria até a Basílica. Nada é mais gratificante ter alguém na fé e no amor fazendo companhia e pela primeira vez, estarei agradecendo e indo na Basílica", comentou Julian.
Segundo Ponto no Mercado Central
Pela primeira vez, um apoio foi montado no Mercado Central, que conta com doações e auxílio dos próprios feirantes em parceria com a Defesa Civil e Bombeiro Civil.
Os romeiros que passam são recebidos com alimentos, massagens e atendimento médico.
Serviço: Ponto de Apoio e Acolhimento dos Romeiros
Local: Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo, Km 9.
Período: de 5 a 7 de outubro
Horário: 24h