Notícias
40 horas ganha unidade básica de saúde totalmente revitalizada
Por Josiane Miranda (PREFEITURA)
A prefeitura de Ananindeua segue avançando na saúde do município e realizou a entrega de mais uma unidade básica de saúde (UBS) totalmente revitalizada. Nesta quinta-feira (6), foi a vez da UBS Nova União, localizada no bairro do quarenta horas. O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, destacou a importância dessa reforma, “Hoje entregamos nossa 32ª Unidade de Saúde totalmente revitalizada, peço para que me ajudem a preservar este espaço e meu pedido também é para que cada servidor atenda os nossos pacientes com o máximo de zelo e carinho", destacou.
A Unidade de Saúde Nova União , além da obra física, foi realizada também a urbanização e adequação dos ambientes para atender pessoas com necessidades especiais (PNE). A UBS agora contará com Farmácia, sala de amamentação, sala de curativo, sala de PCCU, sala para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sala de esterilização e mais um consultório que antes não tinha.
Segundo Luna Thacelle, moradora do bairro há 34 anos, disse que a reforma da UBS veio para melhorar no atendimento e ajudar os profissionais que trabalham aqui, “Nossa, eu estou muito feliz. Essa é uma conquista muito grande para a comunidade Nova União, frequento este posto há 34 anos e essa foi a primeira vez que ele foi revitalizado, agradeço ao prefeito doutor Daniel por ter esse olhar de carinho", disse.
Com as obras finalizadas, a população vai contar com a Estratégia de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o programa Saúde da Família, serviços que são considerados como a porta de entrada para a organização e o fortalecimento da atenção básica. Entre as principais atividades desenvolvidas pela UBS está o acompanhamento domiciliar dos ACS de um número definido de famílias residentes na área de atendimento da Unidade, onde são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.
Os demais serviços e procedimentos que são normalmente ofertados na UBS Nova União são: A coleta do PCCU, principal exame para a prevenção e/ou diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Já entre os programas de saúde disponibilizados estão o Saúde da Mulher; Saúde do Homem; o Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes; O Programa de Puericultura, que promove e protege a saúde das crianças; Programa Saúde do Adolescente e Saúde do Idoso. Nas UBS as mulheres também podem fazer o pré-natal e os moradores com quadro de tuberculose e hanseníase tem a disposição o tratamento adequado.
Ao todo, o município de Ananindeua conta com 64 unidades básicas de Saúde (UBS's), e para garantir que a população tenha um atendimento adequado e humanizado, a gestão municipal tem como meta reformar todas as UBS's do município em quatro anos.
Vale ressaltar que na ocasião, o Programa Mãe Ananin realizou a entrega de vários kits de pré-natal entregue às futuras mães do município. As gestantes que estão dentro dos critérios, receberam o kit com bolsa, folder com informações importantes sobre a gravidez, pasta para guardar documentos e um vale digital para sua locomoção às consultas e exames nas unidades de saúde.
O "Mãe Ananin" tem como objetivo a redução da mortalidade materna e Infantil no município por meio da assistência às futuras mães durante toda a gravidez, incluindo no pré-natal, parto, pós parto e acompanhando do bebê até os 24 meses de vida.
O programa também pretende aprimorar a qualidade do atendimento e reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no município de Ananindeua, por meio da inclusão de boas práticas de atenção durante a gestação, parto e o desenvolvimento da criança. Assim, serão disponibilizados testes de gravidez, bem como, captação precoce da gestante para o início de pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde até a 12º semana de gestação, consultas médicas e de enfermagem.
Critérios para participar
Mães residentes em Ananindeua que iniciem o pré-natal até a 12º semana de gestação (3 meses), com registro na caderneta de gestante nas unidades básicas de saúde do município.
►Realizar no mínimo 6 consultas de pré-natal (médico e enfermeiro) e consultas odontológicas.
►Registro na carteira da gestante a realização dos exames de pré-natal, incluindo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e as vacinas DTPA, hepatite B, influenza e DT;
►Atendimento com equipe multiprofissional nas UBS e nos CRAS do município.