Notícias
Ananindeua inicia a vacinação contra a Covid-19 nas UBS’s
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
A prefeitura de Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém (RMB), iniciou nesta segunda-feira (29) a vacinação contra a covid-19 em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os imunizantes disponíveis são: Coronavac para uso de primeira e segunda dose em pessoas com 18 anos ou mais, no caso da segunda dose o intervalo deve ser de 21 dias após a primeira dose, além da Astrazeneca para aplicação de segunda dose em pessoas com 18 anos ou mais e que estejam com a segunda dose em atraso. A vacinação nas UBS’s vai ocorrer de segunda a sexta-feira, sempre das 08h às 13h.
A continuidade da campanha de vacinação em Ananindeua passa a utilizar como pontos fixos as UBS’s atendendo a uma estratégia da gestão, que busca descentralizar e ampliar a oferta do imunizante, já que nas últimas semanas houve uma baixa procura nos pontos de vacinação nas Igrejas. A Secretaria ressalta que a continuidade do calendário vacinal depende do quantitativo de doses enviadas para o município.
Para a dona de casa, Josiane Santana Alves, de 50 anos, que procurou a UBS do Ariri, no bairro do 40 horas para tomar segunda dose da vacina Astrazeneca, essa ampliação para as UBS’s é muito boa. “Eu estou achando ótimo, pois na primeira dose eu tive que me deslocar, pegar ônibus, mas agora estou mais perto de casa e vai dar tempo de tomar a vacina e voltar para fazer as coisas em casa”, comentou Joseane que também já deu a notícia para o esposo. “Eu já liguei para o meu esposo, que também não havia tomado a segunda dose porque ele não poderia faltar no serviço. Então ele vai avisar o chefe hoje que amanhã ele não vai trabalhar de manhã justamente para tomar vacina”.
Os documentos necessários para tomar a primeira dose são: RG, CPF ou Cartão SUS e o comprovante de residência. Para ter acesso a segunda dose a pessoa deve apresentar o RG, CPF ou cartão SUS e a carteirinha de vacinação utilizada na primeira dose, já na terceira dose, assim como nas doses anteriores é necessário apresentar o RG, CPF ou Cartão SUS, mas também o Cartão de vacinação utilizado nas duas primeiras doses.
Segunda dose Pfizer e terceira dose
Em relação a segunda dose do imunizante da Pfizer e a dose de reforço, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) passará a disponibilizar o imunizante durante três dias da semana em algumas UBS’s e Igrejas que cederam seus espaços. Os locais de vacinação, bem como os dias da semana seguem sendo divulgados nas redes sociais oficias da Prefeitura.
Nesta terça-feira (30), a Prefeitura segue vacinando também com a segunda dose da Pfizer e com a terceira dose. Ao todo serão seis pontos com horário de funcionamento das 08h30 às 12h30.
O público alvo para tomar a segunda dose Pfizer são pessoas com 12 anos ou mais e que tenham intervalo mínimo de 28 dias após a primeira dose. Já para tomar a terceira dose, estão sendo chamadas pessoas que tomaram a segunda dose em junho. É importante ressaltar que o imunizante utilizado na terceira dose será da Pfizer, e o intervalo mínimo para aplicação deve ser de 05 meses após a segunda dose. Os documentos necessários são: RG, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de vacinação utilizado na primeira e segunda dose.
Pontos de vacinação com a segunda dose da Pfizer e com a terceira dose:
Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo - Cidade Nova 2
Igreja Catedral da Fé - Distrito Industrial
UBS PAAR
UBS Jaderlândia
Igreja Universal - Aurá
Igreja Universal - Águas Lindas
BALANÇO DE VACINAÇÃO EM ANANINDEUA
De janeiro até o momento, 717.569 mil doses já foram aplicadas na população, sendo 355.334 mil pessoas já tomaram a primeira dose (D1) e 331.841 mil completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose (D2) do imunizante. Em relação a terceira dose (D3), o município aplicou 30.394 doses.