Notícias
Castramóvel da Prefeitura de Ananindeua chega ao Distrito Industrial
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
Nesta segunda-feira (08), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou mais uma ação do Castramóvel, desta vez no bairro do Distrito Industrial. A programação está dividida em cinco dias, sendo um dia para cadastro dos gatos, um dia para cadastro de cachorros e três para castração - dois para gatos e um para cachorros, encerrando no próximo dia 12. A ação está sendo realizada na sede da Associação de Moradores da Vila Mocajatuba (ASMOVIM).
A Prefeitura de Ananindeua criou o programa “Pet Amigo” com o objetivo de assegurar a população de baixa renda do município, serviços de saúde dedicados para cães e gatos. Entre as ações desenvolvidas está o Castramóvel, unidade móvel onde são realizadas castrações gratuitas, e o “Pet em Ação”, dedicado exclusivamente para oferta de consultas veterinárias, vacinação contra a raiva, vermifugação e feirinha de adoção. Somando ações do Programa já foram castrados mais de 500 pets e mais de 160 consultas veterinárias realizadas, além de 1.100 vacinas contra a raiva aplicadas e mais de 30 pets foram adotados.
Para a moradora do Distrito Industrial, Tainá Oliveira, ações como essa fazem a diferença. “É muito importante a realização de ações como esta. Já que existem muitos filhotes de gatos e cachorros abandonados nas ruas uma castração pode evitar esse abandono. Eu soube que o Castramóvel estaria aqui no Distrito Industrial pelas redes sociais da prefeitura e me interessei pelo serviço, para evitar que a minha gatinha tivesse filhotes, pois eu não teria como cuidar. Um serviço como este para quem não tem condições de pagar para castrar é muito importante”, destacou.
De acordo com a titular da secretaria de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima, um dos principais objetivos do Castramóvel é evitar o abandono e garantir a saúde não somente dos animais, mas também da população. “A gente sabe da importância do controle populacional dos animais e que a castração evita o abandono, e também, a proliferação de doenças que podem agravar e passar para o homem. A castração garante bons resultados não só para os animais, mas também para a população”, afirmou a secretária municipal de saúde.
Sobre o Castramóvel
O Castramóvel é realizado de forma itinerante, percorrendo os vários bairros do município e está destinado apenas aos tutores dos pets residentes no bairro que está recebendo a Unidade. Ele é um trailer equipado com centro cirúrgico, que pode ser levado para qualquer bairro do município, mas há critérios para a castração como: Os animais devem estar saudáveis e com idade entre 07 meses a 03 anos de vida, o animal deve estar em jejum hídrico de 06 horas e sólido de 12 horas para o procedimento cirúrgico. Em caso de cio o animal não poderá ser castrado e em caso de prenhez, somente após o total desmame dos filhotes.