Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Alunos de 59 escolas da rede municipal de ensino participam do Saeb 2021

23/11/2021 13h55
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)

Com a finalidade de diagnosticar o nível da educação básica e a aprendizagem dos estudantes das séries finais (5º e 9º ano), está sendo aplicado, entre os dias 23 de novembro a 7 de dezembro, a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A Rede Municipal de Ensino conta com a participação de 5.622 alunos de 59 escolas aptos a realizarem o exame. 

O Saeb, que é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ocorre a cada 2 anos e serve como base de cálculo para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que mede a proficiência do alunado.
 
A aluna do 9º ano da Escola Álvaro Adolfo, Laila Pereira Souza, de 14 anos, falou da importância do exame e destacou o empenho da unidade educacional, junto com os professores, em dar continuidade a aprendizagem.

“Isso é muito importante porque vai medir a qualidade da nossa educação. A nossa escola sempre nos acompanhou durante esse período de aulas remotas, sempre fazíamos simulados em preparação ao Saeb. Agradeço bastante aos meus professores, eles foram muito importantes para me ajudar a termos uma boa nota”, disse a aluna.

Durante o período de suspensão das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) implantou dentro do Movimento EducaAnanindeua, ações para minimizar os impactos na educação pública municipal de Ananindeua, como: aulas pela TV, cadernos de atividade, distribuição de livros didáticos e ambiente virtual de aprendizagem. 

No segundo semestre deste ano, a Secretaria passou a adotar a modalidade de ensino híbrido, com horas de aulas presenciais e conteúdos pedagógicos complementares.   

Para o professor de matemática, Endrigo Rafael Ferreira, a assistência prestada durante o isolamento social ajudou na preparação para o Saeb. 

“Durante esse período de pandemia nós, professores, incentivamos  e preparamos os nossos alunos para a prova que vai avaliar a proficiência de Língua Portuguesa e Matemática. É de grande importância e tivemos uma resposta positiva deles, na sala de aula e no simulado, vimos o empenho deles e isso foi muito gratificante!”, explicou o professor. 

O resultado da avaliação permite que a Semed faça a identificação de fragilidades no processo de ensino e aprendizagem e, posteriormente, ofereça o aprimoramento e investimento nas políticas educacionais.