Notícias
Alunos da rede municipal voltam às salas de aula
Por Redação Ascom (PREFEITURA)
"Foi uma emoção muito grande porque há mais de um ano todo mundo no ensino remoto e realmente, ver as crianças voltando, a alegria delas é muito gratificante. Tivemos todo o nosso protocolo que devemos ter: o álcool, lavagem de mãos, troca de máscaras. Fizemos antes reunião com os pais e ajustamos o retorno, tudo para não ter aglomeração”, disse emocionada a gestora da escola, Alessandra Nascimento.
As aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Ananindeua , iniciaram nesta segunda-feira,13. A retomada às atividades presenciais em sala de aula faz parte da segunda fase do modo de ensino em tempos de pandemia: a híbrida.
Neste primeiro momento, as aulas presenciais são para alunos 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental regular, em 20 escolas da rede, de forma escalonada
e gradativa. Apenas 33,33% dos alunos por turma voltam às salas de aulas, divididos em 3 grupos. O quantitativo de alunos e séries vão aumentar conforme o cenário epidemiológico da região.
Para o professor Paulo Ventura, voltar às salas de aulas é um momento de felicidade. “É um momento que foi muito esperado, a princípio é receio na questão da segurança mesmo quanto a pandemia, mas a gente sempre teve esse olhar mais carinhoso com o aluno, da necessidade dele na sala de aula. Então hoje, nós percebemos o quanto foi gratificante esse retorno, ainda mais chegar em uma escola que está totalmente revitalizada, que foi toda uma preocupação de acolhê-los de fato”, falou emocionado.
O segundo semestre do ano letivo iniciou dia 02 de agosto apenas com o ensino remoto, através de aulas por grupos digitais e plataforma virtual com o suporte às aulas transmitidas pelo canal de TV aberto.
A Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria de Saúde, em diálogo permanente, criou uma cartilha com protocolo sanitário para o retorno às atividades presenciais, com orientações foram repassadas à comunidade escolar, para evitar a disseminação da Covid-19.
“Estamos voltando às atividades em sala de aula de forma presencial com todo cuidado. É um momento de acolher mas acolher com segurança. Preparamos com muito carinho cada espaço para receber nossos alunos. Criamos o SELO ESCOLAR AZUL que garante que o espaço pedagógico está adequado para essa retomada. Esse selo é concedido à unidade escolar após vistoria de uma comissão formada por membros da Secretaria de Educação, da Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária, Pastoral da Criança e Conselho Tutelar do município”, explica a Secretária Municipal de Educação Leila Freire.
Enquanto isso, as reformas das escolas continuam e fazem parte do investimento na educação.A Prefeitura tem realizado obras e manutenção em diversas unidades escolares, com mão de obra de profissionais de construção para atuar na manutenção preventiva e corretiva de todas as escolas da rede. O que gerou emprego e renda para a população do entorno das unidades escolares, pais de alunos e alunos da EJA. Isso reforça o compromisso com a educação de qualidade.
ESCOLAS QUE REABREM PARA ÀS AULAS PRESENCIAIS EM SETEMBRO
- EMEF NOVO CRISTO
- EMEF MARIA ESTELITA B. DA SILVA
- EMEF JARDIM AMAZÔNIA
- EMEF NELSON PEREIRA DIAS
- EMEF JOSE MARIA MORAIS
- EMEF CLÓVIS DE SOUZA BEGOT (atendendo também os alunos da EMEF EVANGELHO QUADRANGULAR)
- EMEF RAIMUNDA PINTO
- EMEF SENADOR ÁLVARO ADOLFO
- EMEF MARIA EMILIA ANTUNES
- EMEF DAMAS SALESIANAS
- EMEF MANUEL GREGÓRIO
- EMEF RAUL VICENTE
- EMEF NÚCLEO DE EST. OLIVEIRA
- EMEF HILDEGARDA CALDAS DE MIRANDA
- EMEF AMMA
- EMEF AIMEE MCPHERSON
- EMEF Nª Sª AUXILIADORA
- EMEF SANTA MARGARIDA A. PISÍDIA
- EMEF MACHADO DE ASSIS - ANEXO I (CRISTO REI)
- EMEF DOMICIANO DE FARIAS