Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Semed promove treinamento com manipulador de alimento escolar

25/11/2021 14h06
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)

A qualificação será por módulos, ministrado toda quarta-feira, até dia primeiro de dezembro que será a certificação dos participantes

A Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (Semed), através Grupo de Trabalho da Alimentação Escolar (GTAE) e do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Profissional (GTDP), promoveu o 1º Curso de Capacitação para Auxiliares e Manipuladores de Alimentos da rede municipal de ensino, nesta quarta-feira (27), no auditório da Semed. 

A formação tem como finalidade o armazenamento, preparação e a manipulação de forma adequada da merenda escolar, para garantir mais qualidade nutricional aos estudantes da rede municipal.

“Estamos no caminho para que tenhamos uma alimentação mais saudável para os nossos alunos. Temos que sair do tradicional suco com bolacha e do biscoitinho do café com leite. Temos que oferecer ao alunado uma alimentação mais saudável e balanceada e, principalmente, precisamos incentivar as nossas crianças a consumirem a alimentação da escola”, ponderou a secretária Leila Freire em seu discurso de abertura do evento. 

 A Semed tem cerca de 150 profissionais que fazem a manipulação dos alimentos escolares divididos pela unidades educacionais e para fazer a planilha de acompanhamento nutricional das crianças foram disponibilizados 8 nutricionistas. 

Gilmar Castro, 47 anos, trabalha na Escola de Educação Infantil Mão Cooperadora, na Guanabara, conta que o treinamento vem para reforçar a higiene no processo de preparo e estocagem.

“Este curso é importante para nós termos consciência principalmente em relação à pandemia, em como devemos tratar os alimentos e como vamos planejar armazenamento, isso parece uma coisa simples, mas não é, na realidade as pessoas acabam cometendo alguns erros primários. Então, esse curso ele vem informar o que a gente tem que fazer de correto”, disse Gilmar.  

A responsável técnica dos grupos de trabalho, Lilian Monteiro, que importante esse treinamento como os profissionais para uma boa saúde alimentar. “Esta nossa capacitação será de forma anual, porque nós instruímos a manipulação de forma correta só contribui para a alimentação saudável dos discentes. Hoje, nós vamos capacitar os manipuladores de alimentos a manusear corretamente a merenda que é servida na escola”, disse.  

O curso acontece toda quarta-feira, até primeiro de dezembro, sempre no contra turno, ou seja, quem trabalha pela manhã fará à tarde; e quem trabalha a tarde será pela manhã; aos que trabalham à noite, poderá escolher qualquer turno.