Notícias
Aberta a Consulta Pública da PPP de Usina Solar para prédios públicos de Ananindeua
Iniciativa gerará economia e sustentabilidade ao município
Por Jackie Carrera (PREFEITURA)
Está aberta a consulta pública para a contratação de PPP em Ananindeua. A Parceria Público-Privada irá trazer ao município uma usina solar para geração da energia consumida nos prédios públicos da cidade.
De acordo com o estudo de viabilidade do projeto, a PPP de Usina Solar Fotovoltaica a ser implementada em Ananindeua gerará economia e sustentabilidade ao município. O principal serviço da Parceria será a implantação, operação e manutenção de micro usina solar fotovoltaica.
No estudo, são colocados três cenários possíveis para a definição de sua potência:
No Cenário 1, terá potência de 5,69 MWp, com geração estimada de 5.085.150,72 Kwh/ano.
No Cenário 2, a potência será de 6,44 MWp, com geração estimada 6.916 + 898,40 Kwh/ano.
Já no Cenário 3, terá potência de 7,09 MWp com geração estimada de 7.039.926,4 Kwh/ano.
Toda a energia produzida será distribuída entre os prédios municipais, fazendo com que o município economize nas contas de energia elétrica.
Os documentos e estudos técnicos do projeto poderão ser acessados pela população nos anexos abaixo. As sugestões ao projeto deverão ser enviadas pelo e-mail [email protected] ou entregues mediante protocolo presencial, até dia 18 de outubro de 2022.
A ata de aprovação da PPP, Edital de licitação e anexos podem ser acessados no Portal Oficial da Prefeitura
Quer saber mais sobre o assunto, leia mais
Parceria Público - Privada
PPP é uma modalidade de contratação em que a administração pública concede a um ente privado, por meio de licitação, a gestão ou desenvolvimento de um serviço. Nesse modelo, presente sobretudo em projetos de infraestrutura urbana, o parceiro privado divide os riscos do contrato, e terá sua remuneração vinculada ao desempenho na prestação do serviço. Em Ananindeua, a PPP será o primeiro contrato assinado pela prefeitura nessa modalidade. O critério para escolha da empresa será o de menor valor na proposta. O vencedor da licitação irá operar na cidade por 25 anos, que é o prazo estipulado em contrato.
Próxima etapa
Terminado o processo de consulta pública, a administração irá avaliar todas as sugestões feitas pela população. A partir daí, o projeto segue para licitação, que escolherá a melhor proposta feita pelos investidores privados.