Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura de Ananindeua promoverá evento alusivo ao Setembro Amarelo

16/09/2022 11h05
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)

O Setembro Amarelo é uma campanha do Ministério da Saúde, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU), que tem como proposta conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio. São ações realizadas a partir da mobilização de profissionais da área e da população. O Objetivo da campanha é firmar o compromisso com a vida, alertando para as possibilidades da prevenção desse agravo.

A campanha acontece no Brasil desde 2015. O suicídio é um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Em alusão ao setembro amarelo, o Ministério da Saúde divulga o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil. Um dos alertas é a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos. A média nacional é 5,5 por 100 mil. Também chamam atenção o alto índice entre jovens, principalmente homens, e indígenas. O diagnóstico inédito vai orientar a expansão e qualificação da assistência em saúde mental no país.

O Ministério da Saúde registrou entre 2011 e 2016, 62.804 mortes por suicídio, a maioria (62%) por enforcamento. Os homens concretizaram o ato mais do que as mulheres, correspondendo a 79% do total de óbitos registrados. Os solteiros, viúvos e divorciados foram os que mais morreram por suicídio (60,4%). Na comparação entre raça/cor, a maior incidência é na população indígena. A taxa de mortalidade entre os índios é quase três vezes maior (15,2) do que o registrado entre os brancos (5,9) e negros (4,7). Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é maior entre os homens, cuja taxa é de 9 mortes por 100 mil habitantes. Entre as mulheres, o índice é quase quatro vezes menor (2,4 por 100 mil). Na população indígena, a faixa etária de 10 a 19 anos concentra 44,8% dos óbitos.  

Ainda segundo o Ministério da Saúde, entre os anos de 2011 e 2016, ocorreram 48.204 tentativas de suicídio. Ao contrário da mortalidade, foram as mulheres que atentaram mais contra própria vida, 69% do total registrado. Entre elas, 1/3 fez isso mais de uma vez. Por raça/cor, a população branca (53,2%) registrou maior taxa. Do total de tentativas no sexo masculino, 31,1% tinham entre 20 e 29 anos. Além disso, 58% dos homens e mulheres que tentaram suicídio utilizaram substâncias que provocaram envenenamento ou intoxicação.

No intuito de colaborar com a mudança deste cenário, e divulgar para população e profissionais da Rede de Atenção à Saúde e Intersetorial, a SESAU realizará programação alusiva ao Setembro Amarelo com o objetivo de promover a discussão sobre o suicídio, auxiliando as equipes de Saúde da Família (ESF) vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria de Saúde, Educadores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), profissionais das Unidades Prisionais e Socioeducativas, WARAOS e Equipes Multiprofissionais.

A programação acontecerá no dia 23 de setembro, no Shopping Metrópole, a partir das 15h. Serão ofertadas rodas de conversas, orientações sobre os serviços realizados pela Prefeitura de Ananindeua para esses acolhimentos como: atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), Centro de Atenção Psicossocial Infantil Juvenil (CAPS i), equipe multiprofissional e da atenção primária de saúde (APS), além de feira de artesanato e apresentações culturais. Participe!