Notícias
Prefeitura investe em ações de geração de trabalho, emprego e renda
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Mesmo em face do cenário de crise econômica que se perpetua no país há alguns anos, a Prefeitura de Ananindeua tem conseguido, por meio de ações de fomento da economia, como qualificação profissional de seus servidores, promoção de cursos profissionalizantes aos munícipes e investimento na infraestrutura da cidade, criar vagas de emprego e gerar renda na cidade.
Segundo o Ministério do Trabalho, de janeiro a julho deste ano, Ananindeua é o município que mais gerou emprego no Estado do Pará, com cerca de 17 mil pessoas admitidas. Para seguir investido nessa área, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), juntamente com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Ananindeua e o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda realizaram o I Fórum Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, que ocorreu entre os dias 13 e 14 de setembro no auditório da UNAMA BR.
O Fórum foi um espaço de informação, reflexão e discussão sobre as novas necessidades do mercado de trabalho e as perspectivas de inserção e de inclusão da população no desenvolvimento social e econômico de Ananindeua.
“Sabemos que a pandemia não afetou apenas a área da saúde, mas também a economia e muitas pessoas acabaram desempregadas, então o prefeito doutor Daniel vem desde o início da sua gestão realizando ações, projetos e programas para que os cidadãos pudessem voltar ao mercado de trabalho. A nossa felicidade é quando um dos nossos usuários, que recebe algum benefício do governo federal ou municipal, por meio do Cadastro Único, pede o desligamento, porque isso significa que ele superou a situação de vulnerabilidade social, ele consegue ser protagonista e gerar renda para sua família e impostos para o município”, destacou a secretária da Semcat, Marisa Lima.
“Então esse é um momento ímpar para conversarmos sobre economia, como a gestão pode seguir contribuindo na geração de emprego e renda dentro de Ananindeua para fortalecer a classe trabalhadora e a renda per capita da cidade. A gente só consegue avançar em políticas públicas, através de discussões, debates e escutando todas as categorias envolvidas, por isso a importância do fórum municipal”, ressaltou Marisa.
De acordo com o coordenador do SINE, Francisco Barros, o encontro teve como um dos principais objetivos subsidiar a construção do Plano Municipal de Ações e Serviços de Trabalho, Emprego e Renda. “A partir deste fórum, com tudo o que foi discutido e levantando aqui, vamos nos reunir e iniciar a elaboração do Plano Municipal de Ações e Serviços de Trabalho, Emprego e Renda, que até então não existe em Ananindeua. Nosso intuito é ajudar a diminuir o índice nacional de 10 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, por meio da implantação de programas de qualificação profissional, assim, os munícipes terão mais oportunidades no mercado de trabalho”, pontuou.
Outro ponto fundamental do fórum é a articulação de Ananindeua com a União para o financiamento da política de trabalho, emprego e renda . “Estamos aos poucos consolidando um projeto estruturante que dará continuidade à política de trabalho emprego e renda, permitindo que Ananindeua possa ter acesso aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o que dará mais condições para o município planejar ações de enfrentamento ao desemprego”, disse a Presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Kessy Gomes Duarte.
Durante o fórum, Francildo Nobre, representante do Sindicato do Comércio Varejista dos Municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, levantou a questão da necessidade de mão de obra qualificada para facilitar a empregabilidade. “Hoje, até tem vagas no mercado de trabalho, porém não encontramos pessoas qualificadas para ocupá-las. Então, estamos muito felizes e esperançosos com a iniciativa da prefeitura em buscar mais recursos e elaborar o plano de trabalho para qualificar os trabalhadores de Ananindeua”.
O fórum contou com a presença dos secretários municipais de Gestão Fazendária (SEGEF), Dulcival Bronil dos Santos, de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) Ivelane Neves, membros do Conselho Estadual do Trabalho Emprego e Renda, do diretor do Sistema Nacional de Emprego (SINE) do Pará, Pedro Lúcio, e pessoas interessadas sobre o assunto em questão.
O PLANO MUNICIPAL DE AÇÕES E SERVIÇOS, nesse caso, de TRABALHO EMPREGO e RENDA deverá contemplar os 03 (três) eixos da política, em destaque:
I – GESTÃO E MANUTENÇÃO DA REDE DE ATENDIMENTOS DO SINE: Intermediação de mãos de obra, seguro desemprego, identificação e encaminhamento à qualificação;
II – QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL: presencial, à distância e com certificação;
III- FOMENTO À GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: Concessão de microcrédito, assessoramento técnico ao trabalho autônomo, promoção de feiras e seminários voltados ao fomento de geração de emprego e renda.