Notícias
Desfile Escolar em Ananindeua encerra com queima de fogos
Por Ivana Barreto (PREFEITURA)
O segundo dia de Desfile Escolar alusivo à Independência do Brasil, iniciou em uma bela tarde desta sexta-feira, 09, na Arterial 18, onde 60 escolas municipais e particulares entraram na avenida com muita empolgação.
O primeiro pelotão veio com a banda da Guarda Municipal de Belém e com os alunos da EMEF Padre Pietro Gerosa, que tem supervisão militar, desfilando com as bandeiras de todas as 60 escolas que participaram. O desfile foi composto por 15 pelotões de escolas e bandas cívicas.
Mateus Marinho, de 14 anos, desfilou pela primeira vez e estava emocionado por entrar na avenida contando a história do Brasil
"Estou emocionado, é maravilhoso poder estar contando um pouco da história do Brasil durante o desfile. É um orgulho".
O diferencial do desfile foi a participação dos alunos da EMEF Domiciano de Farias, localizada na ilha Igarapé Grande, uma das nove ilhas do município, que levaram para a avenida suas tradicionais modalidades esportivas como a corrida na canoa e arremesso de coco, além de encenarem em frente ao palco principal, a subida no açaizeiro.
A senhora Solange Barros, levou a neta de 5 anos para desfilar e o neto para assistir, e comentou sobre o momento que alunos da ilha de igarapé grande entraram na avenida.
"É emocionante trazer meus netos para o desfile. Está tudo muito bonito e é um momento de confraternizar durante o desfile escolar. O prefeito está de parabéns por toda essa organização. Os alunos representando o lugar em que vivem é maravilhoso de ver todo o orgulho deles".
Desfilaram na avenida temas variados, mas os principais foram a luta pelos direitos das crianças e adolescentes em apenas estudar e brincar, além de garantir suas segurança. Mas a medicina foi lembrada novamente pelos alunos, levando até o Zé Gotinha a desfilar.
Além da participação das bandas do projeto Anjos da Guarda, da Guarda Civil Municipal de Ananindeua, e a banda da GCM de Belém, outras foram convidadas e incrementaram mais o espetáculo dos alunos, como a Banda Cavaleiros de Judá, da Escola Fernanda Sousa Oliveira, de Icoaraci, a Banda Fanfarra Leão de Judá e a Banda Cívica de Benevides. Já a EMEF Geraldo Manso Palmeira levou sua própria banda marcial, a Fanfarra Marcial Geraldo Palmeira.
Quanto mais o tempo passava, mais o público e os participantes se animavam e a última escola quando desfilou, levantou todos da arquibancada. Após o desfile das escolas, foi a vez das secretarias municipais levaram seus projetos para a avenida. Desfilaram as secretarias de educação, de serviços urbanos, da saúde, de assistência social, cidadania e trabalho, e de transporte e trânsito fechando a programação cívica com um show de queima de fogos.