Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Desfile de 7 de setembro volta às ruas de Ananindeua e é marcado por emoção

07/09/2022 10h05
Por Ivana Barreto (PREFEITURA)

Muita emoção e entusiasmo marcaram o primeiro dia de desfile escolar em Ananindeua, alusivo ao Dia da Independência do Brasil. O evento ocorreu na tarde desta terça-feira, 06, no Conjunto Júlia Seffer e contou com a participação de mais de 28 escolas da rede municipal e convidadas do ensino estadual e particular. 

A senhora Tatiana Valéria, mãe da pequena Ágata de apenas 3 anos contou sobre a emoção de levar a filha para desfilar pela primeira vez. 

"Acho muito importante esse retorno do desfile escolar que segue a tradição dos antigos. E estou percebendo pela estrutura e ver que todos vieram participar que realmente as pessoas estão querendo essa volta, das comemorações cívicas. Estou muito emocionada por estar trazendo minha filha pela primeira vez para desfilar e ela está super empolgada também".

O desfile retoma após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia e foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e escolheu como tema "Uma Ananindeua que cuida, garante direitos", mas a Semed fez questão de lembrar também o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é um marco da proteção dos direitos desse público e que comemora 32 anos. O evento teve a participação, além dos alunos, dos servidores das demais secretárias municipal, bandas convidadas, entre elas a Banda Sinfônica Antônio Lemos de Santa Izabel, que proporcionou um show a parte. 

A alegria era contagiante e visível em cada rosto dos participantes que passavam pela avenida que contou até com torcida organizada da arquibancada. Neste primeiro dia, também desfilaram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Pietro Gerosa, a primeira do município com supervisão militar.

A caminhada contou com a participação de pais e alunos que foram para a avenida mostrar toda a animação em diversos temas entre eles a homenagem aos profissionais da saúde que trabalharam arduamente durante a pandemia, forças armadas, alimentação saudável, inclusão, esporte, cultura, lazer e os Bombeiros Civil Mirim também estavam na avenida. 

A EMEF José Maria Moraes e Silva levou sua própria banda marcial que levantou o público com sua autenticidade e perfeição dos músicos. Mesmo com a chuva, o desfile não parou e animou ainda mais os presentes que ficaram até o anoitecer quando o evento foi finalizado com queimas de fogos e homenagem a Banda da Guarda Civil Municipal que está completando 9 anos.  

Para melhor atender os participantes da caminhada e o público, a Secretaria programou dois dias de desfile e na próxima sexta-feira 09, será na Arterial 18 (Avenida Dom Vicente Zico), lado norte da cidade.