Notícias
Famílias atingidas por vendaval recebem assistência da prefeitura
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Uma forte chuva de 30 minutos deixou estragos na tarde da última segunda-feira (05) no bairro Guanabara, em Ananindeua. A maioria das famílias atingidas tiveram suas casas destelhadas. Para atender as vítimas, o prefeito doutor Daniel solicitou das Secretarias de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), de Habitação (Sehab), de Serviços Urbanos (Seurb) e a Defesa Civil para atuarem de maneira integral e emergencial.
"Estamos trabalhando para dar a melhor assistência às famílias que foram atingidas, a fim de amenizar seus prejuízos. Nossa equipe vai retirar os entulhos das ruas, a Sehab, por meio do Programa Municipal Morar Bem, vai vistoriar as casas e averiguar quais necessitam dos serviços emergenciais, a Semcat vai analisar quais famílias se enquadram aos critérios da lei do auxílio emergencial extraordinário e a Defesa Civil está fazendo um mapeamento das áreas atingidas”, informou o prefeito doutor Daniel.
De acordo com a Defesa Civil, já foram registradas 13 casas atingidas. Uma das residências mais afetadas foi a da senhora Domingas Silva, de 69 anos. A moradora contou que ficou bastante assustada com o temporal e que os danos foram grandes. “Estragou muito, estragou bastante, passamos um apuro, as telhas e o forro começaram a cair, uma telha até me arranhou, a casa tá só água, meus eletrodomésticos foram molhados, saiu toda a parte da frente da minha casa, graças a Deus meus vizinhos me ajudaram a recolocar algumas telhas”, se lamentou. A moradora disse ainda que a visita do prefeito doutor Daniel ajudou a amenizar seu sofrimento. “Fiquei impressionada ao ver o prefeito aqui na nossa rua, conversando com a gente, ele entrou na minha casa e disse que vai prestar toda ajuda nesse momento difícil que estamos passando”, afirmou.
Quem também sofreu grandes prejuízos foi Julielma de Jesus, de 31 anos, moradora da Comunidade Terra Prometida. “Felizmente eu não estava em casa na hora da chuva, mas foi triste chegar e ver tudo destruído, parte do meu telhado voou. Agora fico um pouco mais aliviada com a visita da equipe da prefeitura, eles falaram que vão reconstruir meu telhado”.
A Prefeitura de Ananindeua segue atendendo os moradores e residências atingidas, prestando todo o auxílio necessário. As pessoas que ainda não foram visitadas pela Defesa Civil, basta entrar em contato pelo whatsaap: 98147-6949, informando o nome completo, RG, CPF, endereço e enviando fotos da casa.
Critérios para ter direito ao Auxílio Emergencial Extraordinário:
- Estar inscrito no cadastro único do Ministério da Cidadania (inscrição no município de Ananindeua) até a promulgação desta Lei;
- Ser beneficiário do Programa Federal Auxílio Brasil;
- Residir no Município de Ananindeua;
- Apresentar o laudo técnico de vistoria emitido pela Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros;
- Apresentar avaliação social realizada pela equipe técnica do Serviço de Calamidade Pública e Emergência (SPCAPE) da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat);
- Apresentar documentos pessoais do beneficiário do Programa Federal Auxílio Brasil.