Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura fomenta atividades socioeducativas para crianças e adolescentes

03/09/2022 20h36
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

Uma fase para brincar, aprender, ser feliz e viver, assim deve ser a infância, a mais importante etapa na vida de todas as pessoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), promove diversas ações, projetos e programas que contribuem nos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos cidadãos ananindeuenses, sempre buscando dar aos participantes oportunidades de vivenciar momentos mágicos e ricos em conhecimento.

Neste sábado (03), a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Curuçambá realizou a primeira gincana na ilha João Pilatos com as crianças e adolescentes da região. A gincana teve como objetivo despertar o público alvo para a  importância de relações saudáveis nos diversos ambientes, como a família, escola e vizinhança, além de proporcionar o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.“Estamos sempre buscando oferecer ações socioassistenciais que venham contribuir de forma positiva na vida de todos os moradores  de Ananindeua, em especial as crianças, adolescentes e jovens, pois entendemos que essas fases são importantes para o desenvolvimento de um cidadão de bem. Por isso, acreditamos que o esporte e a arte, são meios para elas se encontrarem, descobrirem potencialidades e fortalecer os vínculos familiares e comunitário”, frisou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

O tema da gincana foi: “Sem rótulos, quem me define sou eu!” e contou com oficina de grafite, competições esportivas de futebol de sabão, queimada, caça aos Direitos do ECA e Trilha aos Direitos do ECA. O pequeno Emerson da Silva, de 12 anos, contou que não conseguiu dormir na noite anterior, pois estava ansioso esperando a equipe do CRAS. “Tô muito feliz, porque sempre quis aprender a fazer grafite, quase não consegui dormir ontem esperando pelos tios do CRAS. Eu ajudei a pintar o coração”.

Ludmila dos Santos, de 8 anos, comentou que gostou do futebol de sabão. “O futebol de sabão foi diferente, a gente caia muito, eu e minhas amigas tentávamos nos segurar, mas não dava, era difícil. Mas foi legal. Gostei”.


Josiele da Silva, de 10 anos, foi uma das vencedoras da gincana. “Foi bom ter vencido a trilha dos direitos do ECA, o jogo me ajudou a entender os meus direitos, como criança. Esse sábado foi divertido”.


Durante a ação, também ocorreu um teatro de fantoche para alertar as crianças e adolescentes sobre o abuso e exploração sexual, o qual encantou o público e prendeu a atenção de todos. Entre os pais satisfeitos com a gincana, está Eliane Castro, de 38 anos, mãe do Adriel e do Elano. “Gostei muito de todas as atividades que a equipe do CRAS trouxe, principalmente o teatro, que falou de forma lúdica sobre um assunto tão importante, embora a gente já converse em casa sobre abuso sexual, quanto mais orientação é melhor. Agradeço por termos o CRAS, porque antes a gente não tinha esse cuidado. Tá sendo ótimo”.A Prefeitura de Ananindeua segue trabalhando em prol da garantia de direitos de todos os cidadãos do município.