Notícias
“Consultório na Rua” inicia atendimento itinerante em Ananindeua
Por Ivana Barreto (PREFEITURA)
O programa “Consultório na Rua” realizou seu primeiro atendimento itinerante na manhã desta quarta-feira, 31, no bairro do Curuçambá, mais precisamente na comunhão dos índios Warao. O programa visa atender pessoas em vulnerabilidade social e em situações de rua.
Os índios Warao receberam atendimentos médicos, de enfermagem, orientações nutricional e psicológica, além de vacinação. “Os índios Warao são um povo volante e por não terem a cultura de estarem sempre na unidade de saúde, a gente adapta e leva o consultório até eles para serem acompanhados pelo projeto. Eles já são acompanhados pela UBS Curuçambá Rural e passam agora a serem pelo projeto”, destacou Sâmia Borges, coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
A iniciativa vai levar atendimento de atenção básica, ofertando serviços de saúde para esse grupo populacional no qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. A proposta visa ampliar o acesso à saúde básica às pessoas vivendo nas ruas, estas, que marginalizadas por diferentes motivos, não o teriam acesso de maneira digna e a serviços de qualidade.
O "Consultório na Rua" é composto por uma equipe multiprofissional, que irá desenvolver ações integrais de saúde específicas para as necessidades desse público em vulnerabilidade. De forma itinerante, a ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcat), que já atende pessoas em situação de rua.