Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua realiza o 1° Encontro Municipal da Primeira Infância

31/08/2022 14h39
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

“As crianças não são o futuro, elas são o hoje de Ananindeua. Devemos pensar, cuidar e garantir o direito de todas as crianças”, disse a secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), Marisa Lima, durante o 1º Encontro Municipal da Primeira Infância que ocorreu nesta terça-feira (30) no auditório da UNAMA BR. O evento, realizado pela Semcat, contou com representantes do Ministério Público, da Câmara Municipal, Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar, do Conselho Municipal da Criança e Adolescentes, da sociedade civil, dos técnicos da área da assistência social, saúde e educação que atuam diretamente na promoção e garantia dos direitos das crianças do município.

A proposta do Encontro foi fortalecer as discussões relativas à Primeira Infância e articular ações intersetoriais, em especial junto à educação, saúde, direitos humanos, cultura, no que se refere à promoção e defesa dos direitos da criança de 0 a 6 anos. Além de elaborar o Plano Municipal da Primeira Infância.

“Ananindeua está participando da edição do selo Unicef e do Prefeito Amigo da Criança, assim, uma das atividades que o município precisa cumprir é a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância. Para isso, entendemos que esse plano precisa ser uma construção coletiva, pois o município não tem uma única primeira infância, existem primeiras infâncias, afinal, a realidade da área urbana nunca será a mesma da comunidade quilombola, Warao e ribeirinha; até mesmo dentro da região urbana tem diferenças entre os bairros, então optamos por trazer todos aqueles que fazem parte do sistema de garantia de direito das crianças, que conhecem a realidade de cada criança, para que juntos possamos desenvolver o Plano Municipal da Primeira Infância”, ressaltou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

A Coordenadora de Saúde da Criança, Fabricia Fiuza, comentou sobre os trabalhos que estão sendo realizados no município em prol das crianças. “Esse encontro foi de suma importância para criarmos propostas que de fato venham ser efetivas para melhorarmos a qualidade de vida das crianças do nosso município, pois falar de criança é falar da saúde, educação, assistência social, segurança pública, infraestrutura. Tudo faz parte do cotidiano das crianças. Hoje temos o Programa Municipal Mãe Ananin, em que nossa intenção é diminuir em 70% o índice de mortalidade materno infantil, por isso temos trabalhado e prestando todo o suporte necessário para as gestantes de Ananindeua. Também intensificado a questão da aplicação das vacinas, as quais são imprescindíveis na prevenção de doenças”, pontuou.

Para Herica Ribeiro, uma das representantes da sociedade civil, o encontro serviu para dar voz às crianças. “Trabalho diretamente com crianças, por isso estou aqui para dar voz aos meus filhos e as 30 crianças que são atendidas na minha ONG. Então pra mim é uma honra poder discutir, ouvir e falar da realidade delas, pois muitas vezes os seus direitos são violados. Parabenizo essa iniciativa da Prefeitura em pensar na primeira infância, porque é fase de construção da criança, o que elas vão levar para a vida toda. Então espero que a partir de hoje, o município assegure cada vez mais o direito das crianças, que melhore a qualidade de vida de cada um deles e que a população possa entender cada vez mais seus direitos”.

O encontrou contou com a participação da doutora Adriane Vieira, que abordou o tema: Por que investir na Primeira Infância? “Cada conteúdo aprendido em uma etapa da vida serve de base para o aprendizado na etapa seguinte. Portanto, déficits que eventualmente surjam em determinado momento podem crescer com o passar dos anos, necessitando investimentos pessoais, econômicos, políticos e sociais, cada vez maiores para serem corrigidos. Quanto maior o déficit produzido, mais custoso é remediá-lo posteriormente, de modo que desigualdades produzidas na primeira Infância acabam por contribuir significativamente para a desigualdade social percebida na vida adulta”.

Primeira Infância

A primeira infância é o período que compreende o nascimento e os primeiros seis anos de vida da criança. É uma etapa muito importante para o desenvolvimento e as experiências dessa época são levadas para o resto da vida.

Durante a primeira infância, a criança passa por processos de desenvolvimento importantes, que são influenciados pela realidade em que está inserida. Entre esses processos estão o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva.

Estudos mostram que quando as condições para o desenvolvimento durante a primeira infância são boas, maiores são as probabilidades de a criança alcançar o melhor de seu potencial, tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado.

A Prefeitura de Ananindeua segue investindo cada vez mais na garantia de direito de todas as crianças do município.