Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Obras do Canal Maguariaçu beneficiam mais de 60 mil pessoas

29/08/2022 10h35
Por Ana Paula Serrão (PREFEITURA)

Na última sexta feira, 26 de agosto, o prefeito Dr. Daniel entregou a última etapa do Canal Maguariaçu que compreende o trecho 3, iniciando na Rua Itabira, no bairro Centro, até a Avenida Cláudio Sanders, no bairro Maguari. Esse trecho tem cerca de 720 metros e, aproximadamente, 60 mil pessoas serão beneficiadas com essa importante obra de macrodrenagem, mobilidade e infraestrutura viária.

"Essa obra é emblemática e precisou de coragem e determinação técnica. Estava parada desde 2007 e depois de 15 anos, com um grande empenho, conseguimos a liberação do dinheiro para tocar os serviços", disse o prefeito Dr. Daniel Santos.


Para a moradora Elisabeth Teixeira, que reside nas proximidades do canal, a obra é um avanço para o futuro. "Como moradora sei da importância do serviço para o futuro da cidade, a chuva vinha e já ficávamos preocupados, pois sabíamos que íamos sofrer com os alagamentos. Já perdi alguns móveis, mas eu creio que essa realidade ficou no passado. Já tiveram chuvas intensas e as ruas da nossa comunidade não encheram. Hoje fiz questão de vir dar um abraço apertado nesse prefeito que olha realmente para o povo," enfatizou Elizabeth. 

No canal Maguariaçu foram feitos os serviços de limpeza, dragagem, caiação, terraplanagem, calçada, muro de proteção, pavimentação, sinalização e a instalação das luminárias em LED. Em Ananindeua, desde que tomou a frente da prefeitura, o prefeito Dr. Daniel, junto com o secretário de obras, Paulo Macedo, e o corpo técnico de engenheiros da Sesan estão empenhados em destravar processos que, historicamente, estavam parados há anos para dar continuidade aos serviços que impactam diretamente a vida dos moradores do segundo município mais populoso do estado do Pará e o quarto da região norte do Brasil.

Conheça as obras de canais já entregues na cidade e saiba onde ainda estamos trabalhando:

Maguariaçu trecho 1, que hoje liga os bairros Cidade Nova ao Centro e tem asfalto novo, via sinalizada e iluminação pública em LED nos mais de 1km e 260 metros de via. Essa primeira etapa foi feita em parceria com o estado e a gestão municipal.

A primeira etapa do trecho 2, do canal Maguariaçu, que compreende a Rua Cavalcante até a Rua Itabira e tem 420 metros. O recurso disponibilizado para essa etapa foi federal.

A última etapa do Canal Maguariaçu ocorreu na sexta feira, 26, e foi feito por meio de recurso federal e uma contrapartida da gestão municipal. O Canal Maguariaçu  ao todo tem mais de 3km de vias pavimentadas.

Canal das Toras - Foi entregue em maio de 2022 pelo prefeito e o governador Helder Barbalho. O canal tem 1 km de extensão e possibilita, hoje, que a população acesse os bairros Aurá e Águas Brancas sem precisar passar pela BR 316. 

Canal da Arterial 5A - É a primeira etapa da obra, que criará uma nova rota alternativa, ligando o bairro da Cidade Nova à Avenida Independência, no bairro Icuí.  Esse mesmo canal tem uma segunda etapa e foi chamada de Canal do 40 Horas, trecho que compreende a Avenida Independência e a Estrada do Icuí, também no bairro Icuí. As obras de macrodrenagem estão em ritmo acelerado e ainda este semestre a prefeitura fará a cerimônia de inauguração.

Canal do Ariri - Liga hoje o Conjunto Cidade Nova aos bairros Jaderlândia e Una. A via vai passar ainda pela recuperação total, bem como a sinalização viária. A Sesan já instalou ao longo de todo canal as luminárias em LED e o guarda corpo ao longo do mesmo.

Canal do Macaco - Iniciamos as obras no local e o serviço vai da Passagem Jerusalém, no bairro de Águas Brancas, e vai até a Travessa Coletora Sul, no bairro de Águas Lindas. O Canal do Macaco tem 800 metros de extensão.

Canal da Cidade Nova 6, próximo a SN 21 e o mercado da Cidade Nova 6. Vamos urbanizar e trazer o lazer e mobilidade urbana, com ciclovia, pista de caminhada, calçada, guarda corpo, além de academia ao ar livre e quadra poliesportiva. A obra irá resolver o problema de alagamento crônico na área, além de acabar com o lixão histórico e trazer qualidade de vida e dignidade às famílias locais.