Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura promove Gincana da Juventude de Ananindeua

27/08/2022 23h10
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

Cerca de 500 crianças, adolescentes e adultos dos programas sociais de Ananindeua participaram da 1ª Gincana da Juventude do município neste sábado (27), na Usina da Paz Icuí-Guajará. O evento, promovido pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), em parceria com o Governo do Estado, teve como objetivo proporcionar bem estar, empoderamento, conhecimento e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

“A gincana atendeu crianças, adolescentes e adultos participantes dos 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Acolhimentos de Ananindeua. O nosso intuito foi estimular nos participantes o espírito de solidariedade, coletividade, criatividade e principalmente o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de atividades diferenciadas. Além de oferecer um dia de lazer, saindo das quatro paredes ou de suas atividades do cotidiano”, ressaltou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

Entre as atividades realizadas, estavam amostra cultural e workshops de Percussão com Instrumentos Recicláveis e Violão, Defesa Pessoal, Grafite, Dança Contemporânea, Ritmos e Hip Hop. Também teve competições esportivas de futsal, queimada, soletrando, tarefas surpresas, completar a música e perguntas e respostas. O evento contou com a participação da banda da Guarda Municipal, com os jovens do Anjos da Guarda e do Corpo de Bombeiros, que orientou como manusear o botijão de gás.

O clima de alegria predominou entre os participantes, que durante todas as atividades foram acompanhados pela equipe da Semcat. David Lima, de 15 anos, comentou sobre o evento. “Tá sendo um sábado diferente, não esperava que fosse assim. A oficina de grafite e hip hop foram bem legais, também vim para jogar futsal, claro. Espero que tenham mais eventos como este”.

Quem não escondia a felicidade foi Jean Carlos, de 10 anos, que faz parte da comunidade Warao atendida pelo CRAS. “Tô muito feliz de tá aqui, brinquei bastante, lanchei e participei de oficina. Tô muito feliz”, disse o garoto.

Para Suane Seabra, de 14 anos, o evento foi uma grande oportunidade de mostrar a cultura quilombola por meio da dança. “Nunca tinha vindo aqui na Usina, realmente é lindo. Hoje tá sendo um dia ímpar para mostrarmos nossa cultura, o que aprendemos desde pequenas na comunidade quilombola onde vivo, além de poder jogar futsal, claro que vencemos. Aqui é Abacatal”.

Geroand Macieira, de 37 anos, levou as filhas para participar da gincana e aproveitar para se divertir também. “Vim trazer a Samily e a Camily, mas acho que estou me divertindo igual ou mais do que elas, joguei uma daminha, as apresentações culturais foram lindas e agora estou mais segura de como usar o meu gás de cozinha”.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Cristina de Sousa, avaliou a realização da gincana como positiva. “Alcançamos o nosso objetivo e com uma grande interação das crianças, adolescentes e adultos atendidos pelas unidades da Semcat. Foi muito emocionante e especial ver a alegria dos participantes, isso aqueceu nossos corações e nos encheu de esperança. O sentimento é de dever cumprido”.