Notícias
Prefeitura de Ananindeua celebra Dia do Psicólogo com roda de conversa
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Valorizar e priorizar o/a servidor/a municipal é uma das metas da Prefeitura de Ananindeua. Para celebrar o Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto, a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) promoveu na última quinta-feira (25) uma roda de conversa intitulada "Desafios e Perspectivas da atuação do/a psicólogo/a no SUAS" com os psicólogos que trabalham na rede socioassistencial.
“Foi um dia de troca e de investir na nossa equipe técnica. O psicólogo é um profissional de suma importância na composição da equipe técnica dos equipamentos da Semcat e um profissional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que busca continuamente o fortalecimento desta política pública e a garantia de direitos dos usuários. Quero parabenizar a todos os psicólogos”, diz a secretária da Semcat, Marisa Lima.
De acordo com a coordenadora da Gestão do Trabalho no SUAS, Pamela Almeida, entre as atividades desenvolvidas no campo da psicologia o atendimento aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, os/as psicólogos/as dão suporte com o objetivo de potencializar a proteção social, com acolhimento, escuta, orientações e ações desenvolvidas nas unidades, como o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centro de Acolhimento de crianças, idosos e pessoas em situação de rua.
A psicóloga e doutora, Dalízia Amaral Cruz, foi a convidada para conduzir a discussão. Ela falou sobre Desafios e Perspectivas da Psicologia no SUAS, trazendo uma abordagem em: Ser estudante de psicologia (abordagens e área de atuação); A clínica psicológica (restrições, clínica no SUAS, clínica ampliada, orientação); Ser psicóloga (supervisão e equipe técnica mínima); Ser psicólogo/a social;
Profissão x carreira.
“Hoje foi um momento de acolhida, ouvir as demandas que eles têm, os desafios da profissão de ser psicólogo e mais especificamente de ser psicólogo social, ser psicólogo no Sistema Único de Assistência Social . Espero que todos saiam daqui com reflexões, com ideias que possam colocar em prática no dia a dia como psicólogo/a social. Que venhamos fazer uma psicologia social mais efetiva”, disse a doutora Dalízia.
Para a psicóloga do Acolhimento de 0 a 6, Karina Leão, contou sobre a importância da roda de conversa. “A gente passa por momentos de altos e baixos no serviço, como em todo trabalho. Aqui o nosso trabalho é bem delicado, então eu estava nesse momento de baixa, um pouco desestimulada, mas esse encontro renovou as minhas forças, me trouxe esperança. Foi um momento de reflexão, de pensar nas nossas relações de trabalho e no nosso fazer”.