Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura empossa médicos e garante cobertura de 100% das ESFs

25/08/2022 15h47
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)

46 profissionais aprovados em concurso passam a atuar mês que vem na rede municipal

A saúde de Ananindeua ganhou hoje um novo reforço com a posse de quarenta e seis médicos, que foram aprovados no Concurso Público 001/2022 da Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25, no auditório da Universidade da Amazônia - Unama/BR, com a presença do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, da secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, do secretário de Administração, Thiago Matos.

Os médicos empossados atuarão nas unidades do programa Estratégia Saúde da Família - ESF, onde devem compor a equipe de multiprofissionais e serão responsáveis pelo atendimento especializado ao cidadão/usuário nas áreas de saúde e desenvolvimento social, ações integradas de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação do indivíduo e/ou da coletividade de Ananindeua, reforçando a garantia de saúde para a população do município.

Uma das médicas empossadas foi Natália Queiroz, que lembrou toda a trajetória dela para chegar no quadro de médicos da Prefeitura de Ananindeua. “Passar em um concurso é uma vitória indescritível ainda mais na carreira médica onde passamos por instabilidade. Meu sentimento é de gratidão. Só de lembrar que meus esforços em conciliar horas de estudos e plantões, não foram em vão, é uma felicidade única. Não só nós médicos, mas toda a população ganha”, enfatizou

Claudia Marques, médica que tirou em primeiro lugar no certame, vibrou com a conquista. "Me sinto honrada em participar desse momento histórico para Ananindeua e nossa profissão médica, que com este concurso vai poder fortalecer ainda mais os princípios da Atenção Primária à Saúde desde o primeiro contato com o usuário, permitindo a longitudinalidade da assistência de forma efetiva, e em busca de atender o ser humano na integralidade de suas demandas e promovendo as ações para a coordenação do cuidado", afirma.

A contratação dos novos servidores honra o compromisso da gestão com a saúde. Durante o Evento, o prefeito Doutor Daniel destacou a importância desses profissionais. “É uma alegria enorme receber esses médicos que vão cuidar da nossa população. Estamos passando por um momento histórico no município. Com a entrada desses novos profissionais, estaremos com médicos em todas as 127 unidades de Estratégia Saúde da Família, ou seja, vamos zerar o déficit de médicos para as equipes de saúde da família. Nosso objetivo é cuidar e valorizar cada vez mais o atendimento ao nosso cidadão”, afirmou o prefeito.

Para a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, esses novos médicos vão garantir mais qualidade no atendimento. “É interessante destacar que os usuários agora terão um atendimento de melhor qualidade e terão a garantia de que, permanentemente, aquele médico da unidade de saúde do bairro estará sempre ali. Isso cria um vínculo maior de confiança no profissional que estará cuidando da sua família”, disse a secretária. 

“Proporcionar para esses médicos uma carreira segura e estável é fazer com que toda a população do município se beneficie. O concurso garante que a administração pública seja cada vez mais transparente, igualitária e principalmente eficiente”, afirma Thiago Matos, secretário de Administração, responsável pela elaboração do concurso e acompanhamento do certame.

No ato da cerimônia, os médicos receberam o Termo de Apresentação e terão um prazo de 5 (cinco) dias, a contar com a data da posse para se apresentarem em seus postos de trabalho. No final da cerimônia, os médicos empossados bateram parabéns pelo aniversário do prefeito Doutor Daniel Santos. 

Sobre o Concurso nº 001/2022

O certame ofertou 100 vagas para médicos Estratégia Saúde da Família, porém 92 candidatos foram aprovados. A Secretaria Municipal de Administração (Semad), responsável pelo acompanhamento do concurso, convocou 73 aprovados para o cargo, respeitando o interesse da administração pública, mas 46 apresentaram documentação e realizaram exames dentro do prazo para efetivação e foram empossados. Os candidatos inscritos passaram por duas etapas: prova objetiva de múltipla e prova de títulos. A nomeação e posse no cargo seguem ordem de classificação.