Notícias
CadÚnico faz inscrição domiciliar para pessoas com dificuldade de locomoção
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Os idosos e pessoas com deficiência que tem dificuldades de locomoção não precisam mais se preocupar em fazer inscrição ou atualização do Cadastro Único em Ananindeua. Agora, a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) disponibiliza uma equipe para realizar o cadastro em domicílio.
De acordo com a secretária da Semcat, Marisa Lima, a nova medida evitará o bloqueio e, consequentemente, o cancelamento do benefício. “A inscrição no CadÚnico garante a inserção e permanência em diversos programas do Governo Federal, entre eles o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Então, pensando nas pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção, estamos deslocando uma equipe da sede de referência até a casa dos beneficiários. Desta forma, estamos expandindo a cobertura e garantindo acesso aos direitos para as nossas famílias que mais precisam de suporte”, declarou a secretária.
Silvana da Cruz, mãe do Daniel, de 25 anos, que nasceu com hidrocefalia, agradeceu a visita da equipe do CadÚnico. “Já estava preocupada, porque desde 2018 não faço a atualização cadastral. O benefício do BPC é muito importante para gente, pois hoje me encontro desempregada, porque tive que largar tudo para cuidar do meu filho e a nossa única renda é esse benefício. Não podemos perder o auxílio. Obrigada Prefeitura, por pensar na gente”.
Para Janine Leão, neta de Olivar Leão, de 88 anos, a visita a domicílio facilitou o acesso aos serviços do Cadastro Único. “Foi muito bom ter a equipe do CadÚnico aqui em casa, pois meu avô já está em uma idade avançada e fica complicado a gente ir até a sede com ele para atualizar o cadastro e continuar recebendo o benefício do BPC. O auxílio nos ajuda a comprar os remédios e vitaminas que ele necessita, além dos produtos de higiene”.
A ação é mais um esforço da Prefeitura de Ananindeua para atender a grande demanda das famílias do município que precisam realizar cadastramento ou recadastramento, em especial as que possuem necessidades especiais que dificultam o acesso comum à sede do CadÚnico.
Programa
O Cadastro Único é o instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda. As informações são utilizadas pelos governos federal, estadual e municipal, para análise das necessidades e oferta dos benefícios sociais. Por meio do CADÚNICO, são analisados dados relacionados à renda, condição de moradia, acesso ao trabalho, saúde e educação.
Serviço:
Agendamento da visita domiciliar pelo telefone: 091- 985337729
Horário do agendamento: 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
Documentos necessários: CPF e endereço completo.