Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Cursos de qualificação proporcionam transformação de vida

12/08/2022 17h32
Por Rosane Linhares (SECULT)

Promover  a transformação social através de qualificação e geração de renda. Esse é o propósito do Programa Talento e Oportunidade, da Prefeitura de Ananindeua, que nesta sexta-feira (12) concluiu mais dois cursos de qualificação profissional. A cerimônia de entrega dos certificados dos cursos de Design de Sobrancelhas e de Barbearia Profissional ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Complexo Cidade Nova VI. 

O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) e  contou com a parceria da Equatorial Energia. De acordo com a Secretária Semcat, Marisa Lima, o objetivo do curso é preparar os participantes para o mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo.

“Esse é mais um programa do prefeito Doutor Daniel para oferecer uma melhor qualidade de vida para a população de Ananindeua. Estamos instrumentalizando essas pessoas para o empreendedorismo e o mercado de trabalho, especialmente as mulheres, que são 95% do público atendido pelo programa. Desde o ano passado já entregamos mais de 2 mil certificados e vamos continuar proporcionando oportunidades de qualificação para todos os munícipes”, ressaltou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

Através dos cursos, os participantes têm a oportunidade de aprender sobre uma nova carreira profissional, como é o caso da Walkyria Ferreira, de 33 anos, que trabalhava como auxiliar Administrativo. “Há 7 meses estou desempregada, então vi no curso de Design de Sobrancelhas uma oportunidade de ganhar dinheiro, de repente posso até montar o meu negócio e empreender”. 

Para Karina dos Santos, de 35 anos, o curso de Design de Sobrancelhas contribuiu positivamente para a sua carreira pessoal e profissional. “Tá muito difícil conseguir emprego. Este curso me motivou a conquistar a independência financeira e o empoderamento feminino. É muito importante saber que nós podemos ser além de mãe, além de dona de casa, ser uma profissional de ponta. Quero fazer mais cursos na área da estética e alcançar novos objetivos”, disse.

Israel Maciel, de 32 anos, que participou do curso de Barbearia Profissional, comentou que agora é a hora de resgatar seu antigo sonho. “Comecei cortando o cabelo do meu avô e depois fui para o restante da família. Mas as dificuldades fizeram com que eu não me profissionalizasse, então comecei a trabalhar como motorista de aplicativo. Agora tô podendo me profissionalizar e tô amando, pois aprendi várias técnicas e o meu desejo é montar a minha barbearia”.

Já Rian Gomes e Amanda Leticia, pais do Nicolas de 6 meses, não pensaram duas vezes em fazer os cursos. “Esse ano a nossa família cresceu e, como pais, temos a obrigação de dar o melhor para o Nicolas. Então nos escrevemos no curso para poder aumentar a nossa renda familiar e assim também melhorar o nosso currículo”, disse Rian.

Para provar que não existe limite de idade para aprender, dona Climarina Gomes, de 77 anos, se inscreveu e participou ativamente do curso. “Nunca é tarde para aprender, agora vou fazer nas minhas netas e claro que também quero ganhar um dinheirinho e aumentar a minha renda”.

Cleiton Soares, analista de relacionamento com o cliente da Equatorial Energia, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Ananindeua. “Entendemos a importância de qualificar e oportunizar as pessoas no mercado de trabalho, para que assim elas possam conseguir um emprego ou quem sabe até empreender e desta forma geram renda para suas famílias. Agradeço a parceria com a Prefeitura Municipal e tenho certeza que o curso transforma vidas”.