Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Qualificação proporciona independência financeira para cidadãos

06/08/2022 16h11
Por Rosane Linhares (SECULT)

O mercado de trabalho tem se demonstrado cada vez mais competitivo e a qualificação profissional é de suma importância para quem busca garantir a renda familiar. Com essa visão, pensando na qualidade de vida de todos os moradores de Ananindeua, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Prefeitura de Municipal continua qualificando cidadãos.

De acordo com o prefeito, Daniel Santos, as políticas de acesso ao trabalho são essenciais para a promoção da dignidade da população e para o crescimento de Ananindeua. “Os cursos profissionalizantes são fundamentais para o desenvolvimento do nosso município, pois oferece qualificação para as pessoas que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho e apoio aos pequenos empreendedores. Na nossa gestão, temos trabalhado para que todos tenham mais oportunidades, essa parceria que fechamos com a Fábrica Esperança proporciona aos cidadãos mais cursos de qualificação, empregabilidade de mão de obra local e inclusão social por meio dos trabalhos realizados com os egressos”.

Com o Programa Talento e Oportunidade, a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), em parceria com a Fábrica Esperança, realizou nesta sexta-feira (05) a entrega dos certificados aos 36 participantes que concluíram o curso de Corte e Costura. A solenidade ocorreu na Usina da Paz Icuí-Guajará.

Ozana Bandeira, de 36 anos, viu no curso a possibilidade de ter uma renda extra para a sua família. “Tá muito difícil conseguir emprego, então quando soube do curso de costura corri para me inscrever. Agradeço imensamente essa oportunidade e com toda certeza vou começar a fazer as peças que aprendi aqui para vender, além de fazer pequenos ajustes nas roupas da minha família e de futuros clientes, assim garantir uma renda extra em casa”.

Para Alessandra de Leão, de 30 anos, o curso é a realização de um sonho, além de trazer independência financeira. “Desde adolescente tinha o interesse de costurar, o meu sonho sempre foi criar roupas, mas nunca tive a oportunidade. Agora o meu sonho se tornou realidade, aprendi a fazer blusa, vestido, bolsa, short e muitas outras coisas. Aos poucos vou conseguir comprar minha máquina de costura e, finalmente, viver de minha arte”.

Já dona Maria Cleolene, de 63 anos, não escondeu a alegria em poder realizar o sonho de infância. “Tô muito feliz em fazer esse curso. Desde quando eu era criança, o meu sonho era ser costureira, até cheguei a iniciar o curso, mas tive que parar porque não tive mais condições de pagar. Mas quando ouvi falar que ia ter o curso aqui em Ananindeua e de graça, aproveitei a oportunidade. Tô aqui para aprender. Vou batalhar para comprar uma máquina e poder fazer para vender. Hoje não trabalho com nada, mas preciso de um dinheirinho”.

A qualificação foi ministrada entre os dias 21 de junho e 27 de julho, com carga horária de 100h, pela instrutora da Fábrica Esperança, Eligilza Salazar, de 34 anos, professora de costura e bacharel em moda. “Ao ensinar costura para essas mulheres e homens, vejo a diferença que uma qualificação profissional pode fazer na vida deles, gera autoestima, eles começam a se valorizarem, traz independência financeira, entre outros benefícios. Durante os dias de curso ensinamos tipos de costura, como tirar medidas, desenho técnico e croquis, além de fabricarem bolsas e roupas”, disse a professora.

Durante a cerimônia, o diretor-geral da Associação Polo Produtivo Pará, da Fábrica Esperança, Arthur Jansen, agradeceu a parceria. “É um privilégio muito grande mais uma vez estar trabalhando junto com a Prefeitura de Ananindeua e realizar essas certificações. Vejo como a atual gestão tem investido no bem estar da população por meio de cursos de qualificação e assim dando oportunidade na geração de emprego e renda”.

Segundo a secretária da Semcat, Marisa Lima, o Programa Talento e Oportunidade, é voltado para a qualificação de jovens e adultos, o qual reúne um conjunto de ações e políticas públicas voltadas para o trabalho, o emprego e a renda, mobilizando e encaminhando pessoas em situação de risco social para acesso a oportunidades e emprego, assim buscando a geração de renda para suas famílias.

“Os cursos profissionalizantes são muito úteis para quem está iniciando a vida profissional ou para quem deseja se aperfeiçoar numa determinada área e, assim, ajudar na renda familiar. Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo e é necessário que as pessoas estejam mais preparadas, mais capacitadas para disputar o seu espaço. A Semcat vem ofertando uma grade variada de cursos gratuitos que podem auxiliar na independência econômica e social do participante. Temos, inclusive, muitos exemplos de ex-alunos que já ingressaram no mercado de trabalho ou que já empreenderam e começaram um negócio, a partir dos cursos ofertados pela Prefeitura, em breve estaremos ofertando esse mesmo curso no Espaço Cidadão, em Águas Lindas. Então, esperamos que as pessoas abracem essa oportunidade e que venham participar!”, destacou a secretária Marisa.