Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua ganha o 1º lugar no ranking do Programa Tarifa Social de Energia

05/08/2022 17h26
Por Rosane Linhares (SECULT)

Nesta sexta-feira (05) Ananindeua recebeu a premiação de 5 notebooks  e 1 impressora multifuncional pelo desempenho obtido na Campanha da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Governo Federal. O resultado foi divulgado pela Equatorial Energia, empresa parceira do programa, em que consta a cidade como primeiro lugar no ranking, destacando-se dos outros 49 municípios paraenses que também foram premiados.

Segundo o prefeito, doutor Daniel Santos, o primeiro lugar é resultado das muitas ações de intensificação do cadastramento, realizado pela equipe da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat). Além do Programa Prefeitura em Movimento e CRAS na Comunidade, em que leva a todos os moradores de Ananindeua, seja os que vivem na cidade, nas ilhas, nas comunidades quilombolas e indígenas, serviços do poder público municipal, principalmente das áreas de assistência social, saúde e infraestrutura. 

“Estar em primeiro lugar no quesito de cadastros de assistência social é um reconhecimento importante para o nosso município e para o trabalho das nossas equipes, especialmente da Semcat. Fazemos o possível para chegar em cada canto da nossa cidade e oferecer a quem mais precisa o suporte necessário. O trabalho continua! Em todos os bairros do nosso município temos realizado obras, trabalhando para dar mais dignidade a todos os cidadãos. Neste 1 ano e 7 meses a gente tem acordado cedo para construir uma sociedade melhor para todos”, disse o prefeito.

A secretária da Semcat, Marisa Lima, reforçou que a conquista reflete a dedicação e superação no trabalho desenvolvido pela equipe da pasta. “Estamos imensamente felizes com o resultado e a premiação. Mesmo diante de tantas dificuldades que enfrentamos no ano passado pela pandemia, a nossa equipe do Cadastro Único continuou incansavelmente trabalhando, pois entendemos  que a população necessita dos serviços do CadÚnico, e assim conseguimos desenvolver um trabalho de qualidade e superação, hoje nós realizamos 600 atendimentos por dia, com inscrições e atualizações. Obrigado prefeito doutor Daniel, que nos proporciona meios para desenvolver um trabalho com excelência, e a toda nossa equipe do CadÚnico. O sentimento nesse momento é de alegria. Tenham certeza que vamos continuar trabalhando, chegando aqui no CADÚnico 5h da manhã para iniciar o acolhimento e nos esforçando para melhor atender a população”, ressaltou a secretária.

O tarifa social é um benefício criado pelo Governo Federal para beneficiar as unidades residenciais de famílias com baixa renda que estão inseridas no Cadastro Único, a redução da tarifa varia de acordo com a faixa de consumo. 

Alexandro Freitas, analista da gerência de relacionamento da Equatorial Energia, destacou que a premiação é para reconhecer o esforço e estimular os municípios a inserir mais famílias no Tarifa Social de Energia.

“Nós temos muitas pessoas no Cadúnico, que ainda não usufruem do benefício da Tarifa Social. Nossas forças, em conjunto com o município, governo do estado e a Equatorial, são exatamente aumentar esta base e garantir que todas as pessoas aptas a receber o benefício, de fato o receba mensalmente na conta de energia elétrica. Hoje finalizamos a campanha de 2021, com o reconhecimento da equipe da Semcat, dos cadastradores do CadÚnico, e brindando os munícipes para terem um atendimento de qualidade. E a campanha continua, agora será de 13 meses, finalizando em janeiro de 2023. Cada novo cadastro se converte em prêmio para as melhorias operacionais no atendimento da população”, pontuou Alexandro.

Cleiton Soares, também analista da gerência de relacionamento da Equatorial Energia, destacou os trabalhos que estão sendo ofertados no município por meio da parceria com a Equatorial. “Durante esta semana nossa equipe tem feito um mutirão no CRAS Complexo da Cidade Nova VI, esclarecendo algumas dúvidas pertinentes dos munícipes e inscrevendo a população no programa Tarifa Social. Na semana que vem vamos promover os cursos de qualificação em design de sobrancelhas e de barbeiro profissional. Temos certeza que essa parceria continuará dando bons frutos aos moradores de Ananindeua “, finalizou.


Quem tem direito a Tarifa Social?

1) Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda mensal, por pessoa da família seja até meio salário mínimo;

2) Beneficiários da Prestação Continuada da Assistência Social (BPC): idosos e deficientes cuja renda mensal, por pessoa da família, seja menor que a um quarto do salário mínimo;

3) Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 03 salários mínimos, que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada;

4) Famílias quilombolas e indígenas, inscritas no Cadastro Único, cuja renda mensal, seja por pessoa da família, igual ou menor a meio salário mínimo, ou possuam algum beneficiário do BPC (com o desconto de 100% na tarifa de energia, até o limite de consumo de 50 kWh/mês).


O cadastro no Programa Tarifa Social pode ser feito em qualquer agência da Equatorial Energia e na sede do CadÚnico.