Notícias
Ananindeua é um dos primeiros municípios do Brasil a vacinar pessoas sem comorbidades
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Ananindeua conseguiu concluir a vacinação contra a Covid-19 de todos os grupos prioritários em apenas cinco meses, desde a aplicação da primeira dose, ocorrida em janeiro. Após concluir a etapa de vacinação de pessoas de 18 anos completos ou mais com comorbidades ou deficiência permanente, o último grupo prioritário, nesta sexta-feira, 28, o município avançou na campanha de imunização e começou a vacinar a população em geral por faixa etária decrescente.
Este avanço ocorreu graças à organização da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) que, ao receber os imunizantes do Ministério da Saúde, distribuiu as doses com eficiência para vacinar a população.
“Ananindeua foi uma das primeiras cidades do Brasil a finalizar a imunização para o grupo prioritário, isso se deve a organização e logística da Secretaria de Saúde que criou desde o início de janeiro vários pontos de vacinação no município. Então o reflexo dessa organização resultou no sucesso e agilidade na vacinação. Conforme chega a vacina nós vamos vacinando, um dia mais que a vacina fica no nosso estoque, é um dia a mais que a população fica desprotegida”, disse o prefeito doutor Daniel Santos.
A nova fase de imunização, pessoas com 56 anos completos ou mais, ocorreu de forma tranquila nos 12 pontos de vacinação espalhados em lugares estratégicos da cidade. Dona Francisca Ferreira, de 56 anos que faz parte dessa nova faixa etária, fala emocionada da gratidão em tomar a primeira dose. “A emoção é muita, o agradecimento é muito, estou muito agradecida por tá tomando essa vacina. Tomar hoje essa vacina significa tudo, significa saúde”.
Aos 57 anos, seu João Bandeira tomou a primeira dose do imunizante. “Tomar a vacina hoje é uma das minhas maiores felicidades, porque é uma esperança de viver, vi muita gente morrer. Só tenho que agradecer a Deus e as pessoas que estão trabalhando aqui. Agora é esperar pela segunda dose e que tudo volte ao normal”, agradeceu o senhor João.
Até o momento, mais de 122 mil doses já foram aplicadas. Ou seja, 70,12% dos moradores de Ananindeua foram vacinados.
Neste fim de semana, 29, será a vez daqueles que têm 53 anos completos ou mais. O cronograma é planejado de acordo com o total de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A continuidade do calendário de vacinação na cidade está condicionada à chegada de novas remessas dos imunizantes.
Calendário com Público Alvo:
Horário: 08h às 13h
Sábado (29):
Pessoas com 53 a 55 anos completos ou mais sem comorbidades.
Locais:
1. Paróquia Cristo Rei - Guanabara
2. Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Júlia Seffer.
3. Igreja Universal - Águas Lindas
4. Assembleia de Deus - Maguari
5. UBS Aurá
6. Igreja Catedral da Fé - Distrito Industrial
7. EEEF Gregório de Almeida Brito - PAAR
8. Paróquia Santo Inácio de Loyola – Icuí
9. Paróquia Santa Paula Frassinetti - Cidade Nova 6
10. Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo - Cidade Nova 2
11. EEEFM Jaderlândia - Atalaia
12. Paróquia São Lucas Evangelista, no conjunto Guajará I, no Coqueiro (Somente no dia 29 - Sábado)
Documentos necessários: RG, CPF ou Cartão SUS, Comprovante de residência (no nome da pessoa).