Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Programa Mãe Ananin entrega mais kits de pré-natal

24/06/2022 18h07
Por Josiane Miranda (PREFEITURA)

Na manhã desta quinta feira 24, o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, entregou mais kits pré- natal para as grávidas do município. Ao todo, 11 gestantes que estão dentro dos critérios do programa receberam o kit que contém uma bolsa, um folder com informações importantes sobre a gravidez, uma pasta para guardar documentos e um vale digital para sua locomoção as consultas. 

O prefeito Doutor Daniel falou sobre dar todo auxílio as gestantes do município, “Eu quero que vocês tenham todo conforto e auxílio para fazer o seu pré natal, e que com o vale digital vocês não faltem as consultas e exames pois são extremamente importantes para vocês e seus bebês”,disse. 

O "Mãe Ananin" tem como objetivo a redução da Mortalidade Materna e Infantil no município por meio da assistência às futuras mães durante toda a gravidez, incluindo no pré-natal, parto, pós parto e acompanhando do bebê até os 24 meses de vida. 

Raysa Gabrieli de 20 anos, que está em sua primeira gestação, conta que o aplicativo do Mãe Ananin irá ajudá-la em saber tudo sobre sua gravidez, “O aplicativo é de fácil manuseio e explicativo, posso ver como está o desenvolvimento do meu bebê mostrando a mudança do feto, posso ver também quantas as minhas consultas, quais vacinas eu tenho que tomar e realmente ele veio para nos ajudar”, finalizou. 

Aplicativo Mãe Ananin

O programa conta com o aplicativo Mãe Ananin que vai propiciar à gestante o acompanhamento dela durante o pré-natal, monitorando se ela está alcançando os requisitos para ganhar o enxoval. Nesse aplicativo ela vai registrar o início do acompanhamento pré-Natal, as consultas, os exames realizados nos três trimestres, preconizados pelo Ministério da Saúde, as vacinas, as atividades educativas que participou, o pré-natal do parceiro, além de ter várias orientações disponíveis para leitura, atualizadas pela equipe de saúde responsável pelo aplicativo, além de acompanhar o desenvolvimento do feto mês a mês.

Critérios para participar 

► Mães residentes em Ananindeua que iniciem o pré-natal até a 12º semana de gestação (3 meses), com registro na caderneta de gestante nas unidades básicas de saúde do município.

►Realizar no mínimo 6 consultas de pré-natal (médico e enfermeiro) e consultas odontológicas. 

►Registro na carteira da gestante a realização dos exames de pré-natal, incluindo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e as vacinas DTPA, hepatite B, influenza e DT; 

►Atendimento com equipe multiprofissional nas UBS e nos CRAS do município.

As mulheres que tiverem o Beta HCG positivo e interessadas em participar do Mãe Ananin devem primeiramente procurar a UBS mais próxima de sua casa para iniciar o pré-natal e em seguida ir ao CRAS para fazer a inscrição no PCF.