Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Curso de Panificação transforma vidas em Ananindeua

24/06/2022 15h32
Por Rosane Linhares (SECULT)

Quinze pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social aprenderam a arte de fazer pães, bolos, doces e salgados, com o curso de de qualificação profissional promovido pelo Programa Talento e Oportunidade da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O curso, que ocorreu de segunda a sexta-feira, em dois períodos, no CRAS Jaderlândia, foi finalizado nesta quinta-feira, 23, com a entrega dos certificados. Segundo a secretária da Semcat, Marisa Lima, os cursos de qualificação tem atendido as expectativas não só dos participantes como também da gestão, uma vez que por meio das aulas formam profissionais para atuarem no município, gerando renda para todos.

“É muito gratificante ver que simples projetos podem mudar a realidade de uma pessoa e de uma família, pois muitos desses alunos já estão gerando renda própria, confeccionando pães, bolos, doces a partir do conhecimento adquirido neste curso ou trabalhando na área de panificação, e isso é muito importante. Desde o início do ano já entregamos 540 certificados com os cursos realizados nos CRAS e 834 em outros programas de qualificação da Semcat”, pontuou Marisa.

Ângela Maria Barbosa, de 52 anos, estava desempregada e viu no curso uma oportunidade de gerar renda para a sua família. “Eu estava desempregada quando comecei a fazer o curso e hoje já tenho encomendas, meu pão de rosa vende bastante. Aos poucos o dinheiro vai entrando e posso agradecer ao prefeito doutor Daniel por essa oportunidade”.

Charlou Silva, de 38 anos, depositou no curso de Panificação a esperança de uma vida melhor para seu filho. “Tenho um filho para criar e estou desempregada, embora tenha o curso superior de administração, e vi aqui uma excelente oportunidade de empreender. Aprendi várias técnicas e vou colocar as receitas em prática, quero montar uma venda na minha casa e poder sustentar meu filho”, contou.

Para o jovem Mateus Ferreira, de 15 anos, o curso irá agregar valor no seu currículo, além de poder economizar em casa. “Me interessei em fazer o curso para ter uma qualificação profissional enquanto estou estudando, quem sabe eu possa conseguir um trabalho como jovem aprendiz. Mas também ele vai me ajudar em casa, pois a gente já vai economizar na compra de pão e doces”. 

O curso também contou com a participação da Mari Sousa, de 46 anos, que veio do Maranhão para se qualificar na área de panificação. “Sou de Apicom-açu, no Maranhão, e durante alguns períodos do ano venho visitar minha irmã que mora aqui em Ananindeua. Então ela descobriu que teria esse curso e me avisou, como sempre quis me qualificar e aprender mais técnicas para acrescentar na minha venda, pois trabalho com panificação há 5 anos, mas principalmente com doces. Então aproveitei e juntei o útil com agradável, tô visitando a minha irmã e fazendo um curso de qualificação totalmente de graça. Sou muito grata pela oportunidade que a Prefeitura de Ananindeua está me dando. Muito obrigada”.

Durante a entrega dos certificados, o CRAS Jaderlândia proporcionou um momento de lazer e fortalecimento de vínculos entre as famílias atendidas na unidade, com desfiles de miss e brincadeiras, além de uma palestra sobre a campanha de combate ao trabalho infantil.