Notícias
Prefeitura avança no aparelhamento da Guarda com arma de fogo
Por Jackie Carrera (PREFEITURA)
Na última segunda feira, 03, na Sede do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), o Diretor de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Ananindeua, Ed Wilson; o Titular da Sesds, Arlindo Silva e a Comandante da GCMA, Renata Risuenho se reuniram com o Secretário de Segurança Pública, Uálame Machado e comandante da PM, Dilson Jr, e o Diretor do IESP (Instituto de Ensino de Segurança do Pará), Coronel BM Antônio Bentes. O objetivo foi discutir o Termo de Cooperação Técnica que deve ser assinado, em breve, com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SEGUP) e dar andamento ao processo de Qualificação ao Porte de arma de fogo aos integrantes da GCMA.
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS), está investindo no emparelhamento da Guarda Civil Municipal. Uma das etapas já concluídas foi o processo para conseguir a autorização da Polícia Federal do porte de arma de fogo, por um período de 10 anos. A guarda também irá receber nos próximos meses, as munições de treinamento para o curso de Qualificação.
Este treinamento certificará os guardas a atuarem com porte institucional, competência, legalidade e segurança. Desde 2014, quando do Estatuto Geral das Guardas ( lei 13.022) e o Estatuto Municipal da Guarda de Ananindeua previam o emparelhamento da GCMA devidamente uniformizada e com armamento, e que a categoria esperava ter esse porte institucional com segurança jurídica para atuar nas ruas com armas letais.
Além do Termo, o Prefeito Doutor Daniel, também autorizou a aquisição com recursos próprios, de 150 pistolas ponto 40 para uso da Guarda. “Iremos iniciar ao processo licitatório e todas as providências para a compra e legalidade destes armamentos. Essa compra e o treinamento são de fundamental importância para garantirmos uma Guarda mais aparelhada na proteção de bens públicos (prédios, praças e demais logradouros) e na efetiva participação na segurança pública do município", reiterou o prefeito.