Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Assistente Social tem seu dia comemorado em Ananindeua

17/05/2022 10h17
Por Rosane Linhares (SECULT)

O Dia do/a Assistente Social, originalmente comemorado no dia 15 de maio, foi celebrado pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), nesta segunda-feira (16), com o III Encontro dos (as) Assistentes Sociais e trouxe como tema a “Instrumentalidade e os Instrumentais Técnico-operativos dos (as) Assistentes Sociais no âmbito do SUAS”. O evento ocorreu no auditório da Universidade da Amazônia (UNAMA) - BR e reuniu cerca de 130 pessoas, entre eles profissionais, estagiários e estudantes da área.

O tema foi escolhido com base na categoria instrumentalidade nas suas dimensões técnico-operativas, teórico-metodológicas e ético-políticas. E teve o objetivo de contribuir para fomentar as reflexões teóricas com suas devidas mediações em relação com a realidade social que chegam aos/as assistentes sociais.

A secretária da SEMCAT, Marisa Lima, abriu o encontro falando dos avanços e projetos implementados pelo município e da importância do/a assistente social na SEMCAT e nas demais secretarias que compõe a Prefeitura de Ananindeua. “Parabenizo a todos/as por esse dia, porque a categoria de assistentes sociais tem um papel importantíssimo na vida de todos nós, pois são profissionais que atuam na manutenção e na viabilização dos direitos sociais para tentar tornar a vida dos cidadãos mais justa e igualitária. Desde o ano passado já tivemos grandes avanços, como a regularização da assistência social no município, porque antes agíamos sem amparo legal. Já conseguimos revitalizar três CRAS, o CadÚnico e o Centro POP, o que melhorou muito os nossos atendimentos, dando mais dignidade aos servidores e a população que necessita dos serviços”, frisou.

A secretária também ressaltou sobre a importância do evento. “Esse encontro se faz necessário para que possamos valorizar a categoria como classe trabalhadora, trocar experiências e seguirmos avançando dentro do nosso município”.

O evento contou com as palestra: “Instrumentalidade do Serviço Social e as Mediações com a Prática Profissional”, com a professora e doutora, Andréia Melo; "Instrumental Técnico Operativo dos (as) Assistentes Sociais no âmbito do SUAS”, com a professora e doutora Amanda da Costa; “Aspectos Éticos na Elaboração de Relatórios no âmbito do SUAS”, com o professor e doutor Edval Bernadino. Além de oficinas sobre “Elaboração de Relatório Social”, com as professoras Midiã Sant’ana, Lúcia Garcia, Olga Tabaranã, Amanda da Costa e Carla Caroline.

“Todo encontro proporciona debates e toda vez que nos ausentamos dos debates criamos dogmas, ou seja, práticas sem críticas e assim a tendência é superficializarmos a ação do profissional. Então o nosso desejo é permitir que o profissional avance na perspectiva da própria categoria, quanto na construção da política”, disse. Durante sua palestra, Andréia deixou alguns questionamentos: Temos contribuído com projetos de serviço social para a sociedade? Cadê os nossos projetos? O que estamos produzindo de conhecimento para que a profissão de assistente social se consolide? De que forma estamos sendo protagonistas na sociedade?

Ângela Leal, é assistente social e servidora da SEMCAT, relatou como espaços como este são importantes para a categoria. “O conhecimento profissional não para nunca. Em eventos como este, sempre aprendemos muito, principalmente quando se fala sobre a instrumentalidade do serviço social, que é o carro chefe da nossa profissão, pois se a gente não trabalha bem os instrumentais, a gente não consegue avançar no atendimento das famílias”, pontuou.

Yasmim Aissa de Oliveira, de 23 anos, está cursando o 6º semestre de serviço social na Universidade Federal do Pará (UFPA) e comentou. “Como aluna de graduação, participar desses momentos é um privilégio e de vital importância, pois aqui podemos escutar a vivência de profissionais na área, saber mais sobre os projetos que serão mostrados durante o evento para a sociedade, como as problemática do SUAS”.

Já para Juliana Ferreira de Andrade, de 20 anos, que também está cursando o 6º semestre de serviço social na UFPA, o encontro representa um avanço na categoria. “Aqui reiteramos a nossa luta nos projetos éticos políticos do assistente social, mostramos a importância desse serviço e dos profissionais para a sociedade, além de comemorar o nosso dia”.

Ao final do evento, teve apresentação cultural com o Grupo de Carimbo dos CRAS de Ananindeua e entrega de certificados, além de ser servido um coffee break aos presentes. A data é celebrada em 15 de maio, em virtude do Decreto 994/62, editado em 15 de maio de 1962, que regulamenta a profissão no Brasil, e este ano completa 86 anos em território nacional.