Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Cursos de qualificação renovam a esperança de famílias em Ananindeua

14/05/2022 11h02
Por Rosane Linhares (SECULT)

“Nunca tive nenhuma renda, também nunca estudei, minha vida sempre foi para cuidar dos meus filhos. Então orei a Deus para que ele me desse a oportunidade de poder ter uma renda e logo depois conheci o CRAS, me cadastrei e desde esse dia faço todos cursos de qualificação, geralmente sou a primeira a me inscrever. Então vejo aqui a minha esperança para ter renda, uma resposta de Deus. Obrigada prefeito doutor Daniel”, disse dona Joana Costa, de 59 anos.  

Joana foi uma das 34 participantes que realizaram um dos cursos de qualificação, emprego e renda da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ofertados durante os dias 09 a 13 de maio nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Curuçambá e 40 Horas. 

Segundo a secretária da Semcat, Marisa Lima, a finalidade dos cursos de qualificação é de proporcionar o acesso à qualificação profissional, e assim, oportunizar geração de renda para as famílias de Ananindeua. “A nossa intenção é oferecer maneiras alternativas para que os moradores do nosso município, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade social, possam gerar uma renda extra ou até economizar com a compra de algum dos produtos que aprenderam durante os cursos. Aproveito para agradecer a parceria do Senar que desde o ano passado tem nos ajudando a fazer a diferença na vida das famílias de Ananindeua”, frisou.

A secretária também ressaltou que são projetos como este que vão auxiliar no resgate da dignidade de uma parcela da população que carece de uma chance para melhorar de vida por meio do próprio trabalho e esforço. Desde o início do ano, 394 certificados de cursos de qualificação já foram entregues aos munícipes.

A idade avançada da Dona Doraci Santos, de 84 anos, não a impediu de participar do curso de Fabricação de Produtos de Higiene e Limpeza. “Mesmo com dificuldades de chegar aqui no CRAS, a minha vontade de fazer esse curso foi maior, porque isso aqui vai aumentar a nossa renda em casa, vou fazer pra vender e usar na minha casa, já vou economizar”, contou. 

Já no curso de Panificação, as alunas aprenderam a fazer salgadinhos, pães, roscas, tortas e pizzas. "Eu estou muito feliz e realizada, agora é trabalhar e buscar vender para melhorar de vida. Já estou inscrita no próximo curso", comentou a dona Eunice Leal, de 62 anos.

Quem também participou do curso de Panificação foi o jovem Elizandro Furtado, de 19 anos. “Quando soube do curso, vim logo fazer a minha inscrição, pois estou sem emprego e preciso trabalhar para ajudar minha família. Hoje saiu com muito conhecimento e esperança”, disse.