Notícias
50% da população de Ananindeua já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
Nesta segunda-feira (09), após a vacinação dos jovens de 17 anos completos e sem comorbidades, o município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB), tornou-se o primeiro município paraense a vacinar abaixo dos 18 anos. Mas essa não foi a única marca alcançada pelo segundo município mais populoso do estado e que tem uma população estimada de mais de 535 mil pessoas. Ananindeua ultrapassou os 50% de sua população vacinada com a primeira dose da vacina anti-Covid.
De janeiro até o momento, 349.295 mil doses já foram aplicadas na população, sendo 270.445 mil pessoas já tomaram a primeira dose (D1) e 78.850 mil completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose (D2) do imunizante. Os dados consolidados são da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) de Ananindeua.
Ananindeua vem se destacando com a campanha de vacinação contra a Covid-19. Em cinco meses a gestão municipal conseguiu concluir a vacinação do grupo prioritário de pessoas com mais de 18 anos com comorbidades e iniciou a vacinação de pessoas sem comorbidades. Agora, no início do mês de agosto, a Prefeitura Municipal finalizou o grupo de pessoas com mais 18 anos sem comorbidades e decresceu a faixa etária para os adolescentes de 17 anos.
O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos comentou a estratégia do município em seguir vacinando com a primeira dose os menores de 18 anos. "Nós percebemos que muitos jovens que iam completar 18 anos ainda neste ano ficaram sem tomar a vacina, e por isso nós abrimos o calendário de vacinação para este público de 17 anos. É uma felicidade ver essa quantidade de jovens se vacinando e, principalmente, ver o calendário de vacinação de Ananindeua progredindo", disse o gestor.
Segunda dose para Professores
Pensando no início das aulas híbridas (remoto e presencial) previstas para setembro, a Prefeitura de Ananindeua antecipou a segunda dose para professores da rede municipal de ensino. O plano de vacinação para os profissionais da educação iniciou nesta terça-feira (10) e segue até a próxima quinta-feira (12). A vacina está disponível exclusivamente para aqueles que tomaram o imunizante Oxford/AstraZeneca na primeira fase do Plano de Vacinação da Educação, no auditório da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de 08h às 13h. Vale ressaltar que para evitar aglomeração, a Secretara definiu que o calendário fosse realizado de forma escalonada. Mais informações nas redes sociais oficiais da Prefeitura.