Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Semed firma parceria no processo Busca Ativa

24/06/2021 21h23
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)

Para dar andamento ao “Movimento Educa Ananindeua” a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Leila Freire, se reuniu com os conselheiros existentes no município. Foi apresentado aos conselheiros o Plano de Organização do Ano Letivo de 2021 e solicitado a parceria no processo de Busca Ativa. 

Durante a reunião, que respeitou todos os protocolos de combate a Covid-19, a secretária pediu a colaboração dos presentes para não deixar nenhuma criança fora da escola. 

“Fizemos um levantamento do número de crianças matriculadas neste ano de 2021, e vimos que tivemos pais que não procuraram nenhuma de nossas unidades para renovar matrícula. Então técnicos foram acionados para entrar em contato com esses pais, como não tivemos um retorno satisfatório decidimos comunicar o conselho tutelar. Nenhuma criança pode ficar fora da escola”, ressaltou a secretária.

Foi firmado entre Secretaria de Educação, o Conselhos Tutelares de Ananindeua e Ministério Público do Estado um termo de compromisso técnico para que nenhuma criança fique fora da escola.  

Para a conselheira tutelar Rosilene Brandão a escola muitas das vezes é um socorro para muitas crianças.  

“Sabemos que durante o período da pandemia aumentaram os casos de violência doméstica, e sabemos também que a maioria das denúncias de violência são relatadas para os professores. Precisamos saber por que esses pais não voltaram a procurar a escola para matricular essas crianças. Ações como essa da Semed são primordiais para buscarmos soluções para esses problemas”, afirmou a conselheira.

O conselheiro Tiago de Sales frisou a importância dessa diagnose. “Quero parabenizar a iniciativa da secretária, a Busca Ativa desses alunos que ainda não estão matriculados neste ano letivo. Precisamos saber o que de fato está acontecendo e poder ajudar em trazer essa criança de volta para o ambiente escolar” comentou 

A secretária Leila Freire orientou para que os conselheiros presentes fossem multiplicadores do que foi tratado na reunião, já que para respeitar o decreto vigente no estado não foi possível reunir com os 20 conselheiros do município. 

Texto: Ascom/Semed