Notícias
Pessoas com 34 anos foram vacinadas contra a Covid-19 em Ananindeua
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
O município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), vem se destacando com a campanha de vacinação contra a Covid-19. Em cinco meses a prefeitura conseguiu concluir a vacinação do grupo prioritário de pessoas com mais de 18 anos com comorbidades e já aplicou de janeiro até agora, mais de 250 mil doses entre a primeira e segunda e doses. Nesta terça-feira (06), foi a vez de pessoas com 34 anos completos sem comorbidades, entre elas, o prefeito Doutor Daniel Santos, que comemorou a chegada da sua faixa etária no calendário municipal.
“Me sinto muito feliz, pois eu estava ansioso para chegar a minha idade. Adotamos critérios no município em que o profissional de saúde para se vacinar teria que estar no exercício da profissão, e desde que eu assumi a prefeitura eu não tenho exercido a minha profissão. Então eu aguardei ansiosamente pela chegada da minha idade e hoje, graças a Deus, estou me vacinei”, disse o gestor.
Sobre a continuidade da vacinação, o prefeito anunciou que nesta quarta-feira (07), o município vai vacinar com a primeira dose pessoas com 33 anos completos sem comorbidades e ainda destacou a importância da segunda dose para completar o esquema de imunização contra o Novo Coronavírus. “Todo mundo tem que entender que a imunidade só estará completa após a segunda dose e por isso não pode deixar de vir se vacinar. Sobre a continuidade da vacinação com a primeira dose, aproveito esse momento para convidar as pessoas que tem 33 anos completos para que possam se dirigir aos nossos postos de vacinação, que são divulgados nas redes sociais da prefeitura para estarem fazendo a sua vacinação com a primeira dose”, finalizou o gestor, Doutor Daniel Santos.
Para a vendedora, Cristiane Morais, de 34 anos, a vacinação é uma dose de esperança. “A vacina representa para mim uma dose de esperança. Graças a Deus hoje o pude vir tomar a vacina que eu sei que muitas pessoas não tiveram essa oportunidade. Já perdemos muitos amigos, familiares, na minha própria casa enfrentamos essa doença e dói muito, ainda é muito difícil”, lembrou.
Já para a cozinheira, Nilce Oliveira, a vacina representa a esperança para a volta a uma vida normal. “É uma satisfação enorme chegar nessa etapa e poder se vacinar, já que o que a gente mais quer é que acabe logo isso e que tudo volte ao normal, para que a gente possa trabalhar e voltar com os nossos filhos para a escola. É uma emoção muito grande para mim, já que eu pensei que ia demorar um pouco mais e graças a Deus que deu tudo e não demorou”, finalizou.
Grupos remanescentes
A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) definiu um calendário para iniciar a vacinação dos grupos remanescentes. De acordo com a titular da pasta, Dayane Lima, após a vacinação das pessoas com 30 anos completos sem comorbidades, o município irá vacinar quem por algum motivo perdeu o seu calendário de vacinação contra a Covid-19. “Já estamos organizando o retorno dos grupos remanescentes ao nosso calendário, que vai ocorrer após a vacinação das pessoas com 30 anos completos sem comorbidades e com a chegada dos próximos lotes de doses ao município”, confirmou Dayane Lima.
O calendário vacinal desta quarta-feira, dia 07, não está destinado aos grupos remanescentes e à medida que mais doses forem enviadas e que estejam em quantidade suficiente, a Prefeitura divulgará um cronograma para atender quem perdeu o seu calendário.
Segunda dose Astrazeneca e Coronavac
Em paralelo a continuidade da vacinação com a primeira dose por faixa etária, a Prefeitura de Ananindeua segue vacinando até sexta-feira (09) com a segunda dose da Astrazeneca, que está destinada ao público de 53 a 58 anos com comorbidades e 59 anos sem comorbidades. São dois pontos de vacinação: Paróquia Santa Paula Frassinetti, na Cidade Nova 6 e na Igreja Universal, em Águas Lindas, sempre das 08 às 13h. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que aqueles que tem agendamento da segunda dose da Astrazeneca para o mês de agosto deve aguardar o seu calendário.
Já a segunda dose da vacina Coronavac está destinada apenas para quem tem 53 a 58 sem comorbidades, também estará disponível até a próxima sexta-feira (09). Haverá doses do imunizante apenas na Paróquia Santa Paula Frassinetti, na Cidade Nova 6.
É importante destacar que a segunda dose deve ser da mesma vacina aplicada na primeira dose. Portanto, quem tomou a primeira dose deve procurar o posto de vacinação com doses da mesma vacina aplicada na primeira e apresentar o RG, CPF e o Cartão de vacinação.
Calendário de vacinação da primeira dose
Hora: 08h às 13h
Dia 07 de julho de 2021
- Pessoas com 33 anos completos sem comorbidades
Não haverá vacinação de grupos remanescentes
Locais de vacinação com a primeira dose
1. Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo - Cidade Nova 2
2. Igreja Catedral da Fé - Distrito Industrial
3. Assembleia de Deus - Maguari
4. Paróquia Cristo Rei - Guanabara
5. UBS Jaderlândia
6. Igreja Universal - Aurá.
7. EEEF Gregório de Almeida Brito - PAAR
8. Paróquia São Lucas Evangelista - Av. Guajará 1
9. Igreja Universal - Águas Lindas
10. Paróquia Nossa Senhora do Amparo - Cidade Nova 8