Notícias
Mais de 300 pets já foram castrados gratuitamente pelo Castramóvel da Prefeitura de Ananindeua
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
Neste sábado (10), o Castramóvel, unidade móvel da Prefeitura de Ananindeua, onde são realizadas castrações gratuitas de cães e gatos, encerrou mais uma ação do projeto. Foram seis dias de atendimento na Paróquia São Lucas Evangelista, no Guajará 1. Esta foi a terceira ação de castração, que ao todo já atendeu mais de 300 pets. Para a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), os serviços ofertados tem o objetivo de evitar o abandono e garantir a saúde não somente dos animais, mas também da população e, principalmente, levar o serviço de forma itinerante para quem não tem condições de pagar por um procedimento particular.
"Esta ação é muito útil para a sociedade. As vezes as pessoas não têm acesso a este serviço por conta da falta de informações e da situação financeira. Fomos orientados com a receita e todas as medicações que ele precisa tomar após a cirurgia. Foi feito exame de sangue para saber se ele estava apto para o procedimento", disse Simeão Braga, morador do Guajará e tutor do “Thor”, um cachorro de dois anos.
A secretária municipal de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima, reforça o importante papel da ação. “Sabemos que a castração feita de forma particular é inviável para a população de baixa renda e nós seguimos oferecendo este serviço gratuitamente, buscando a diminuição de animais de ruas que vivem em situação de abandono. Aproveitamos para pedir que a população dos demais bairros tenha paciência, pois levaremos este serviço para cada bairro de Ananindeua”, garantiu a titular da pasta.
O Castramóvel de Ananindeua é um trailer equipado com centro cirúrgico, que pode ser levado para qualquer bairro do município, mas há critérios para a castração como: Os tutores dos pets devem ser moradores do bairro que está recebendo o Castramóvel, os animais devem estar saudáveis e com idade entre 06 meses a 03 anos de vida, o animal deve estar em jejum hídrico de 06 horas e sólido de 12 horas, tanto para coleta de sangue, quanto para o procedimento cirúrgico. Em caso de cio o animal não poderá ser castrado e em caso de prenhez, somente após o total desmame dos filhotes.
De acordo com Bruna Torres, Coordenadora do Castramóvel, o cronograma de ações do projeto, bem como o calendário a ser realizado, são traçados sempre após a realização de uma ação. "O atendimento iniciou na última segunda-feira (05) com cadastro e exames de 60 gatinhos, no dia seguinte fizemos o mesmo procedimento em 40 cachorros. Quarta e quinta-feira fizemos a castração dos gatos e nesta sexta e sábado a castração dos cachorros. As ações acontecem mensalmente de forma itinerante em cada bairro e só saberemos qual será o próximo bairro a ser atendido pelo Castramóvel depois da avaliação desta ação", explicou.