Notícias
Mais de 6 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Ananindeua
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
O município de Ananindeua vacinou neste sábado (17), mais de 6 mil pessoas com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. O público alvo foram pessoas com 30 anos completos sem comorbidades e pessoas dos grupos remanescentes, ou seja, aquelas pessoas perderam por algum motivo o seu calendário vacinal, com exceção das grávidas e puérperas, já que o imunizante disponível era da Astrazeneca/Fiocruz. Para dar continuidade no calendário vacinal, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), vai aguardar o envio de mais doses para seguir vacinando.
Muito emocionado após tomar a primeira dose do imunizante contra o Novo Coronavírus e recordar dos amigos e familiares que não tiveram a mesma oportunidade, o engenheiro Alan Andrade, de 43 anos, falou do sentimento de gratidão e alivio. “Estou muito emocionado, pois muitos amigos e parentes perderam a vida por causa desse vírus e hoje eu estou feliz por estar tomando a primeira dose. Agradeço a Deus, a ciência e ao SUS por ter essa oportunidade. Na minha casa todos estão vacinados e só faltava eu, mas agora estou mais tranquilo e mais leve, já que eu tinha perdido o meu calendário devido a uma viagem. Eu estou emocionado por conta disso, de ter perdido amigos próximos, de infância que moravam perto de mim aqui na Cidade Nova e que não tiveram a mesma oportunidade que eu tive. Agora é esperar a segunda dose e ser feliz”, disse.
Para a pedagoga, Sandra Pinheiro, de 62 anos, receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 foi um dos momentos mais importantes de sua vida. “Eu tive Covid-19 e eu posso afirmar que o momento mais feliz da minha vida, depois de ter as minhas filhas, foi ter sido vacinada. Eu tenho um agradecimento imenso primeiramente a Deus e depois as autoridades do município e do estado, pois nem todo mundo teve esse momento que nós estamos tendo agora, de sermos vacinados. Eu sou eternamente agradecida a Deus por todos da minha família já terem recebido a vacina, e agora só falta a minha neta para que possamos ficar 100% tranquilos”, afirmou Sandra Pinheiro.
Para atender a grande procura pelo imunizante, principalmente das pessoas dos grupos remanescentes, a Prefeitura colocou dez pontos de vacinação espalhados pelo município. De acordo com a secretária municipal de Saúde de Ananindeua, todos que procuraram os postos de vacinação foram vacinados. “A gente registrou uma grande procura desse público remanescente nos dez pontos de vacinação, porém, por mais que a demanda tenha sido grande as nossas equipes deram conta de vacinar a todos que permaneceram no local, sendo do grupo remanescente ou as pessoas com 30 anos completos sem comorbidades”, ressaltou a titular da pasta.
A Secretária Dayane Lima detalhou o fluxo de imunização que Ananindeua tem seguido. “A gente tem que aguardar a chegada de novas doses para continuar o calendário, já que a nossa demanda de doses é atendida com as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e conforme elas vão chegando é divulgado o nosso calendário nas redes sociais da prefeitura”, finalizou a secretária de Saúde de Ananindeua.