Notícias
Ananindeua realiza audiências públicas para discussão do Plano Plurianual
Audiências vão ajudar no planejamento da administração municipal para os próximos quatro anos
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Durante este mês de julho os moradores de Ananindeua vão poder participar de audiências para discutir o Plano Plurianual (PPA). A intenção é traçar um planejamento das metas da administração municipal para 2022-20025 e quais atividades devem continuar acontecendo e recebendo investimentos da Prefeitura.
“Estamos trabalhando intensamente para construir uma Ananindeua assistida na educação; saneamento e infraestrutura; habitação, segurança, meio Ambiente, saúde e de todas as pastas que é de competência da minha gestão. Por isso, estamos chamando a população para participar junto conosco do planejamento do Plano Plurianual da cidade para os próximos quatro anos”, afirmou o prefeito doutor Daniel.
O terceiro encontro ocorreu no dia 08 de julho na Escola Joaquim Viana, bairro do Coqueiro, e foi aberto para os moradores dos bairros: Una, Atalaia, Coqueiro, 40 horas e Jiboia Branca, os quais compreendem o Polo C. As reuniões estão sendo abertas a qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica.
Dona Beth Mendonça, moradora do Atalaia, ressaltou que deseja que o poder público continue dando atenção aos moradores de Ananindeua. " Em tão pouco tempo à frente da prefeitura, percebemos o cuidado e atenção que o doutor Daniel está tendo com a população. O meu bairro estava esquecido, mas aos poucos estamos vendo as obras retornando. Na saúde, estamos assistidos e com a graça de Deus as aulas vão voltar no segundo semestre e com os professores vacinados. Agora temos a oportunidade de participar do que pode ser feito na cidade. Esse prefeito veio pra fazer história”, ressaltou.
As audiências públicas, que estão acontecendo em diferentes pontos da cidade, é para levar em conta as diferenças e particularidades de cada área do município. Durante as reuniões é feita a coleta de dados e os moradores podem apontar suas críticas, propostas e sugestões para que o documento seja elaborado de acordo com as necessidades locais.
Plano Plurianual (PPA)
O PPA é a primeira etapa do planejamento financeiro e orçamentário de um período de quatro anos. Tudo deve ser detalhado em forma de programas e ações, com todas as despesas, e, em seguida, o documento é encaminhado para ser apreciado na Câmara Municipal dos Vereadores.
Depois disso, com base no Plano, a cidade elabora a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece parâmetros para cumprimento do que está no PPA. Por fim, a Lei Orçamentária Anual (LOA) especifica valores, incluindo as receitas e despesas para os objetivos traçados na LDO.