Notícias
Covid-19: Ananindeua tem mais de 200 mil doses aplicadas
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)
Nesta quinta-feira (24), Ananindeua, o segundo maior município do Estado Pará em termos populacionais, chegou a mais de 200 mil doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas. No final de maio, após cinco meses do início da Campanha, a Prefeitura de Ananindeua conseguiu concluir a etapa de vacinação com a primeira dose de pessoas com 18 anos completos ou mais com comorbidades ou deficiência permanente, o último grupo prioritário desta fase. Com isso, o município começou a vacinar a população em geral por faixa etária decrescente e passando a ser considerado um dos primeiros municípios do Brasil a vacinar pessoas sem comorbidades.
A continuidade da campanha de vacinação em Ananindeua tem ocorrido de forma célere e sempre que novas doses são distribuídas a gestão municipal. Na quarta-feira (23), a prefeitura vacinou pessoas com 41 anos sem comorbidades com a primeira dose, mas em razão da falta de vacinas suficientes este calendário está suspenso. Entretanto, nesta quinta (24) e sexta-feira (25), o município segue vacinando apenas com a segunda dose da Coronavac e da Astrazeneca.
O público alvo da segunda dose da vacina Coronavac são pessoas com 46 anos com comorbidade, grávidas, puérperas (Até 45 dias após o parto) e pessoas com síndrome de Down com mais de 18 anos. A vacinação pode ser feita na Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo, na Cidade Nova 2. Já a vacinação com a segunda dose da Astrazeneca, que está destinada ao público com mais de 60 anos sem comorbidades, estará disponível em seis pontos de vacinação.
É importante que as pessoas fiquem atentas as redes sociais oficiais da Prefeitura, pois os locais são diferentes para cada tipo de vacina. O horário permanece o mesmo, sempre das 08h às 13h. A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) ressalta que a continuidade da vacinação depende da disponibilidade de doses.
“O nosso intuito era vacinar pessoa 21.500 pessoas com a segunda dose da Astrazeneca, mas até agora só compareceram 12 mil pessoas. Temos mais de 900 idosos com 60 anos ou mais que ainda não procuraram o posto de vacinação da segunda dose da Coronavac e isso é muito preocupante, pois os idosos estão no grupo de risco e a gente sabe que a vacina somente é eficaz com a segunda dose”, alertou a Secretária Municipal de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima. Ainda segundo a titular da pasta, a partir da próxima segunda-feira (28), será aberto um posto fixo apenas para aplicação da segunda dose. “Estamos no aguardo que as pessoas venham se vacinar e, a partir da semana que vem teremos um ponto de vacinação específico para segunda dose que divulgaremos em breve nas redes sociais da Prefeitura, justamente para que a pessoa não perca a data certa da imunização”, disse.
A Secretaria de Saúde de Ananindeua destaca que a segunda dose deve ser da mesma vacina aplicada na primeira dose. Portanto, quem tomou a primeira dose deve procurar o posto de vacinação com doses da mesma vacina aplicada na primeira e apresentar o RG, CPF e o Cartão de vacinação.
Do início da campanha de vacinação contra o Novo Coronavírus até o momento, 216.846 mil doses já foram aplicadas na população, sendo 159.766 mil pessoas já tomaram a primeira dose (D1) e 57.080 mil completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose (D2) do imunizante.
Calendário de vacinação da segunda dose da Coronavac
Hora: 08h às 13h
Data: 25 de junho de 2021
- Pessoas com 46 anos com comorbidade;
- Grávidas;
- Puérperas (Até 45 dias após o parto);
- Pessoas com síndrome de Down com mais de 18 anos.
Local de vacinação com a segunda dose da vacina da Coronavac:
1. Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo - Cidade Nova 2