Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua é o primeiro município da RMB a ter Castramóvel

01/05/2021 09h01
Por Caroline Rocha (PREFEITURA)

Ananindeua, o primeiro município da Região Metropolitana de Belém (RMB) a ter o serviço de Castramóvel, inaugurou a sua primeira unidade móvel para castração gratuita de cães e gatos na última sexta-feira (30). O primeiro bairro a receber o Castramóvel foi Águas Brancas, e para garantir o maior número de animais castrados, a Prefeitura decidiu ampliar o calendário de atendimento, que seria de dois dias para quatro, com isso a Unidade segue no bairro até a próxima segunda-feira, dia 03. O cadastro dos animais iniciou na sexta-feira (30).

Nos dias 02 e 03 será a vez dos cachorros, sendo 20 castrações por dia. A prefeitura ressalta que devido a pandemia da Covid-19 há limite de atendimentos diários e que a ação está destinada apenas para os pets dos moradores do bairro que está recebendo o Castramóvel, sendo necessário a apresentação do comprovante de residência. O horário para início dos atendimentos será às 08h com término previsto para às 17h. A documentação necessária é o RG, CPF do tutor do animal e o comprovante de residência.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), há um fluxo que deve adotado para que a castração seja realizada, “O dono do animal deverá apresentar seu RG, CPF e comprovante de residência, após o cadastro será realizada a coleta de sangue (no Castramóvel). Após uma análise clínica do resultado do exame, se o animal estiver apto para o procedimento será castrado no mesmo dia. Após a castração o animal permanece no Castramóvel até acordar da sedação”, informou a titular da pasta, a secretária Dayane Lima.

Para Sanny Guerra, de 32 anos, a ação da prefeitura representa um grande benefício para a população e ajuda a reduzir o abandono de animais. “Trouxe a minha gata de 3 anos e entendo que ter a oportunidade de castrar gratuitamente é uma maneira de ajudar a reduzir o abandono. A castração gratuita é muito boa, já que o valor em uma clínica particular e muito alto e nem todo mundo consegue pagar. Não é somente castrar, mas tem exames, pós-operatório e tudo isso gera um valor que é muito difícil para a maioria das pessoas, principalmente nessa situação de pandemia onde muitos querem cuidar do seu animal, mas não tem condições”, disse.

A Secretaria reforçar que o animal deverá ter mais de 6 meses de idade, estar em jejum alimentar de 12 horas e, de água de, no mínimo, 06 horas. Os animais deverão ser trazidos com guia e coleira e, no caso de fêmeas, o dono deve informar a possibilidade de o animal estar prenhe (período de gestação). Deve ser relatado ainda qualquer alteração na saúde do animal nos dias antes da cirurgia. O responsável deverá permanecer no local aguardando o animal se recuperar e aí sim levá-lo para casa. 

Para o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, o inicio das ações do Castramóvel, o primeiro da RMB, será um divisor de águas, pois o Município nunca teve uma Unidade móvel para atender uma demanda que só cresce em todo o município. “Essa é a primeira vez que Ananindeua tem esse serviço de castração nos bairros, então há uma demanda reprimida muito grande. Tivemos uma procura desde cedo e entendo a necessidade, nós ampliamos os dias de atendimento de dois dias para quatro dias. Nesta primeira ação do Castamóvel escolhemos o lado sul da BR e temos a previsão para castrar algo em torno de 120 animais. Importante destacar que sempre vamos fazer uma ação com o Castramóvel do lado sul e outra do lado norte da BR”, afirmou o prefeito Doutor Daniel.

Cuidados necessários para a castração

A Prefeitura de Ananindeua reforça os cuidados necessários para a realização da castração, o animal deverá estar em jejum alimentar de 12 horas e, de água de, no mínimo, 06 horas. Os cães deverão ser trazidos com guia e coleira e, no caso de fêmeas, o dono deve informar a possibilidade de o animal estar prenhe (período de gestação). Deve ser relatado ainda qualquer alteração na saúde do animal nos dias antes da cirurgia. O responsável deverá permanecer no local aguardando o animal se recuperar e aí sim levá-lo para casa.

Em relação as orientações sobre anestesia e a cirurgia, a Prefeitura alerta: Após o retorno da anestesia o animal pode ficar confuso e não reconhecer o seu dono, sendo necessário cuidado para evitar mordidas involuntárias. Deve ser evitado manipulações desnecessárias e deixá-lo sem supervisão até que seu comportamento esteja normal. Durante a recuperação da anestésica, o animal pode também apresentar andar descoordenado. 

Outro cuidado que deve ser adotado diz respeito ao local onde o animal mora, pois ele não deve correr o risco de cair. É recomendado mantê-lo aquecido, podendo ser utilizado um cobertor ou manta para que o aquecimento seja mantido no transporte.